A importância da água em nossas vidas

    Publicado por:  Atilio Alexandre de Freitas Silva

A partir da observação das professoras sobre os momentos de mexer na água: lavar as mãos, escovar os dentes, etc, provocava um enorme prazer às crianças. Em roda de conversa, conversamos para descobrir o quê as crianças já sabiam sobre a água: para que utilizamos, onde a encontramos, o quê dá para fazer com água?

Em seguida as crianças produziram um cartaz com recortes de revistas, contendo imagens de água.

As professoras trouxeram bolinhas de gel para hidratar, e foram colocadas em uma bacia grande com água para observação, em 24 horas da mudança ocorrida. No dia seguinte , manipularam as bolinhas à vontade e levaram para casa.

Em uma atividade externa, brincaram com pedras de gelo, colocaram na boca, alguns mastigaram e depois deixamos que brincassem a vontade, deixando que derretesse.

Para encerrar, fizemos gelatina de diversos sabores e conversamos sobre o processo misturar a água bem quente com o pó de gelatina e depois a água fria, levar á geladeira e esperar até o dia seguinte., após elas fizeram a degustação. Em um outro recipiente havia gelatina para manipulação, onde puderam perceber a textura e temperatura da mesma.

Com essas propostas, às crianças observaram, experimentaram, exploraram e descobriram diferenças sobre água, os estados físicos, a mudanças de temperatura e os diversos usos em nossas vidas.

Autor: Santa Guernert Schier, CMEI (Portão II) | Fonte: Professoras Maternal II - Paula e Rosa
00236657.jpg
A partir da observação das professoras sobre os momentos de mexer na água: lavar as mãos, escovar os dentes, etc, provocava um enorme prazer às crianç
1/10