“... a identidade de uma pessoa e de um povo começa nos rituais de infância.”
Erik Erikson
A prática pedagógica deve ser sempre o encontro entre os fundamentos, às orientações legais e as realidades dos contextos educativos, tendo como centro a criança.
Essa prática requer um profissional comprometido tanto com a metodologia, que se baseia nas narrativas da criança como ponto de partida e de chegada, na documentação dos percursos vividos como fonte de pesquisa e reflexão da prática pedagógica; na abertura para o coletivo, na parceria com as famílias, os demais profissionais e a comunidade como corresponsáveis pela aprendizagem da criança, e, em especial, na disponibilidade para aprender a ensinar crianças de 0 a 5 anos com toda a singularidade e curiosidade dessa faixa etária que tem o brilho nos olhos para conhecer o mundo ao seu redor.
Todos os esforços formativos estão sendo feitos para que a equipe dessa Unidade compreenda esse papel e ao apreendê-lo possa desenvolver práticas que contribuam para o desenvolvimento das cento e trinta crianças que estão sob nossa responsabilidade.
Nesse sentido nosso espaço tem revelado que todas as nossas crianças são tratadas como crianças independente da cor de sua tez.
Em relação aos objetos e brinquedos temos oferecido materiais que contemplem a diversidade cultural em que as crianças estão inseridas.
Os planejamentos contemplam as diferenças culturais em propostas de música onde as crianças tem oportunidade de ouvir diferentes gêneros musicais, na manipulação de diferentes objetos presentes em diferentes culturas, em propostas de dança, nos momentos de contação e leitura de história, nas rodas de conversa e em propostas de pesquisa onde as crianças são convidadas a conhecer outras culturas.
Adriana do Socorro Pinto Nunes
Autor:
Equipe CMEI Vila Lorena
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Fonte:
Texto sobre diversidade no PPP