A identidade de cada um!

    Publicado por:  Carolina Pintarelli Rhenuis Silva do Nascimento

Nesse segundo semestre a equipe do PRÉ I A deu inicio a uma sequência didática que deu o que falar!

Visando envolver as famílias e conhecer a história das crianças, as professoras Clarice, Tania e Terezinha fizeram um resgate de valores culturais e de princípios como respeito a cultura, religião e características étnico raciais das pessoas.

O trabalho teve inicio em uma roda de conversa onde a mãe da criança Karol, a Sr.ª Terezinha foi ao CMEI contar a história da boneca ABAYOME, mostrando em seguida como confecciona-la. Cada criança confeccionou e levou para casa para ser vestida e caracterizada de acordo com o gosto de cada família.

A partir dai várias ações envolvendo as famílias tornaram-se rotineiras na sala.

Tivemos o simpático Senhor Antônio, avô do Pedro para contar sobre sua infância e as brincadeiras da época. Depois de um delicioso bate papo ele ensinou nossos pequenos a jogarem bola de gude.

Também tivemos o saboroso bolo de fubá feito pela mãe da Gabryelle e por fim os bonecos de papel que foram para casa e voltaram com as vestes típicas da descendência de cada criança.

O resultado foi nossas crianças mais falantes e contentes por verem suas famílias representadas na unidade e também por deixarem um pouquinho da sua história na vida de seus amigos.

Para as professoras ficou mais estreito o vínculo com crianças e familiares além da bagagem cultural que sempre ganhamos quando nos dispomos a conhecer o mundo pelos olhos dos outros!

Autor: Vila Lindóia, CMEI | Fonte: Equipe PRÉ I A
00119934.jpg
abayomi
1/4