A gestão compartilhada, requer ampla participação de crianças, equipe administrativa e pedagógica, professores, famílias e comunidade.

    Publicado por:  Marcia Rodrigues Fernandes

A gestão compartilhada, requer ampla participação de crianças, equipe administrativa e pedagógica, professores, famílias e comunidade, o que garante a gestão democrática. As discussões e tomadas de decisões, na educação infantil, devem ser realizadas coletivamente, essa estratégia garante a qualidade das ações a serem desenvolvidas na instituição. 
Para tanto, é necessário, promover diferentes oportunidades de integração entre CMEI e famílias, dentre elas,  são as reuniões promovidas pela instituição, definidas em calendário, pelo conselho da unidade.

No sábado dia 08/04/2017, tivemos, mais um importante encontro com as famílias, no período da manhã. A reunião foi dividida em três momentos: 1º- Conversa com a Equipe Pedagógica e Administrativa, no auditório, 2º- Roda de Conversa com as professoras de referência, com pauta específica para cada faixa etária e 3º- Conversa com a articuladora da Rede de Proteção do Núcleo Regional de Educação Bairro Novo, Ana Rita de Paula. 

1º Conversa com a EPA no auditório- Apresentação da equipe pedagógica e administrativa, professores e equipes terceirizadas; Conversa sobre o regimento interno do CMEI; Lembretes importantes (Horário de entrada e saída, Retirada das crianças da unidade, Encaminhamentos médicos, Receitas médicas, alimentação saudável, Sinais de alerta, Atendimentos especializados que a criança realiza; Portal das Unidades Educacionais - Página oficial) ; Convite : APPF e Conselho do CMEI - Nova composição; Programa Mama Nenê, valorizando a sua importância e destacando a amamentação como um elo de amor. A criação do Grupo de Apoio às Mães que amamentam, para fortalecer a mães da comunidade que estejam amamentando; Convite às famílias para a participação efetiva na construção do  Plano de Ação 2017 CMEI Ciro Frare, uma construção compartilhada; Reflexões importantes sobre os documentos que norteiam os encaminhamentos da Secretaria Municipal da Educação, que vem em um trabalho efetivo e com o objetivo consolidar os princípios dispostos na legislação nacional, e apresentação da proposta pedagógica CMEI Ciro Frare; ... E AS CRIANÇAS? QUEM SÃO AS CRIANÇAS?  As famílias puderam apreciar diversas fotos e vídeos das crianças, em momentos da rotina na unidade.  

2º Roda de Conversa com as professoras de referência, com pauta específica para cada faixa etária. Um momento único de integração, onde puderam tirar dúvidas, registar sugestões e compartilhar detalhes do desenvolvimento das crianças. As famílias foram recebidas pelas professoras da sala de referência, com uma dinâmica e um delicioso e delicado lanche, tudo preparado com muito carinho.

3º Conversa com a articuladora da Rede de Proteção do Núcleo Regional de Educação Bairro Novo. As famílias conheceram a história da Rede de Proteção, com seus objetivos e encaminhamentos. 

Importantes reflexões, de que a PREVENÇAO, é o caminho mais seguro, contra a violência à criança e o adolescente. 

Foi uma manhã, recheada de reflexões e compartilhamentos. 

É dever da gestão, promover momentos de participação, esse é um recurso precioso, onde a democracia na primeira etapa da educação básica, tornar-se uma prática efetiva, consolidada e possível, entre toda a comunidade educativa. 

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Márcia Fernandes
00131655.jpg
Reunião
1/18