A descoberta do fogo

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

      Os alunos do 1º ano na prática de Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação, puderam voltar no tempo da pré história e refletir sobre a vida nômade dos homens primitivos.

     A turminha ficou sabendo que naquela época a Terra era cheia de feras e que a sobrevivência humana era um grande desafio. A descoberta do fogo auxiliou o homem das cavernas a espantar animais que ameaçavam perigo, esquentá-los do frio e também a “cozinhar” a caça do dia. Com o passar do tempo o homem foi desenvolvendo técnicas para o domínio deste elemento natural.

     Através de imagens foi mostrado às crianças que o sol é uma grande bola de fogo que flutua no espaço e ao mesmo tempo aquece nosso planeta. Os estudantes então derreteram giz de cera com auxílio de uma vela e desenharam o astro rei.

     Foi evidenciado o perigo do fogo quando este se alastra, dando início ao Projeto Conhecer para Prevenir que, em breve, fará a simulação de um incêndio na escola.

     Homem das cavernas, domínio do fogo, Sistema Solar, prevenção de acidentes... Os saberes estão todos conectados, não é mesmo?


 

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00058631.jpg
fogooo
1/3