A cultura familiar e o contato com elementos da natureza

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

     Com o objetivo de trabalhar a cultura familiar e o contato com elementos da natureza ente os alunos do pré a professora Viviane Pereira Machado Gibrin, usou o disparador de diálogo e descobertas, a troca entre si, para estimular o olfato, paladar e memórias olfativas e gustativas.

     A professora comentou que nessa brincadeira as crianças fizeram várias descobertas, com os diferentes tipos de folhas, as texturas e os aromas.

     Falamos também sobre as folhas medicinais, muitos trouxeram a experiência vivenciadas em casa, como o chazinho preparado pela vovó, para curar dor de barriga.  Além da memória olfativa e gustativa, criamos um espaço de harmonia e prazer.

    Todas as crianças manipularam e brincaram com as folhas e depois degustaram um delicioso chá de hortelã.

   “Nossa prof, eu já senti esse cheiro”, “Ah, lá em casa tem dessa folhinha!”, “Humm, que cheiro bom!”, “Profe essa folhinha aqui (hortelã), tem cheiro de pasta de dente!”, “Essa aqui (erva doce), tem cheiro de sabonete e chiclete!”, “Que chá delicioso, vamos brindar!” (Risos), “Eca não gostei” e “Ui, não vou provar.”, esses foram alguns comentários que os alunos fizeram durante a atividade que foi um sucesso e muito delicioso.

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Professora Viviane M. Gibrim - Pré
00208101.jpg
Chazinho
1/8