A Crise Humanitária dos Refugiados sob o Olhar da Geografia no CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

A professora de Geografia Dione Rodeiro Wojcik dos 9º anos C, D,E,F e G buscou uma forma lúdica que uniu conhecimento,reflexão e criatividade  para trabalhar um tema que tem chamado a atenção no mundo contemporâneo: os refugiados, temática que entra no conteúdo Europa, mas que também engloba o trabalho com Direitos Humanos.

A professora Dione contextualizou a crise humanitária dos refugiados, os estudantes assistiram ao vídeo do Matéria de Capa sobre o tema. É só clicar no link e conferir também.

Feita essa importante contextualização, a professora trabalhou um recurso didático muito interessante, os mapas mentais. Com o exemplo do exemplar da professora, os estudantes confeccionaram seus mapas mentais sobre o tema, pesquisando sobre o conceito de refugiados, os países de origem dos mesmos, a rota seguida por eles e os países que são as portas de entrada mais comuns para os refugiados.

Os estudantes também assistiram vídeos sobre a União Europeia e a professora problematizou com os estudantes a imagem que chocou o mundo e se tornou o símbolo da questão dos refugiados, a do menino morto em uma praia do Mar Egeu. A professora também trabalhou a música Diáspora dos Tribalistas (composição Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte) que é tema da atual novela das 18h, que apresenta inúmeras questões vivenciadas pelos refugiados.Os estudantes  pesquisaram no dicionário palavras desconhecidas e analisaram cada estrofe da letra da música, além do localizarem no Atlas geográfico o Mar Egeu, o Mar Vermelho e a Síria.

Com todo esse subsídio pedagógico, os estudantes produziram acrósticos geográficos tendo como palavra chave REFUGIADOS. Os estudantes também conheceram algumas iniciativas para lidar de forma assertiva sobre a questão dos refugiados como a OIM, a Organização Internacional para as Migrações.

Convidamos os internautas a acompanharem as fotos com o trabalho produzidos pelos estudantes dos 9ºs anos. Vocês irão amar a forma como eles captaram com muita sensibilidade as questões que envolvem o tema dos Refugiados.

"O tema refugiados propicia o conhecimento do conceito, dos direitos fundamentais da pessoa humana, protegendo a vida, a segurança e a liberdade. Parabéns a professora e estudantes pelo empenho e aprofundamento do tema." destaca a diretora do CAIC BN Eliane Adam.

Parabenizamos a professora Dione por mais este trabalho de excelência realizado em sala de aula, e pelos estudantes pelas produções que apresentaram!

Fotos: Professora Educomunicadora Patricia Molina.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #educomunicacao #paginadocaic

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora de Geografia Dione Rodeiro Wojcik