“As coisas relativas às crianças somente são aprendidas através das próprias crianças”
Malaguzzi
A criança é o centro de planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
As crianças em nosso Quintal, nas salas de atividades e nos corredores da unidade são questionadoras, investigativas, curiosas, protagonistas, críticas e políticas...
A criança é portadora, aqui e agora, de direitos, de valores, de cultura: a cultura da infância.
Cada criança é única, tem qualidades que a diferenciam, possui estilos individuais de aprendizagem, e desafios a serem superados. As crianças tem muitas formas de se expressar, ao menos cem linguagens que utilizam para se conectar com o mundo, e é uma árdua construtora e reconstrutora das mais surpreendentes teorias. É concreta, afetiva, verdadeira, curiosa, multissensorial, investigativa e criativa, e tem inerente à sua existência, a capacidade de surpreender-se e sensibilizar – se...
A criança é competente para criar relações, para se comunicar, para viver...”
Rinaldi
Autor:
Ciro Frare, CMEI
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Fonte:
Aline Eluize Cardoso