A Centopéia Literária do CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Incentivar a leitura de livros para os estudantes do 5ºano pode ser um desafio, mas não para a turma do 5ºano B da professora Angélica Sanches. Ela criou uma forma bem bacana para que seus alunos lessem mais, tanto na escola como fora dela. O projeto chama-se "Centopéia Literária".
Nele, a professora que formou um acervo significativo de literatura infanto juvenil, incentivou seus alunos a lerem ao término das atividades e também em casa. Cada livro lido era registrado pelos estudantes num caderno específico, e a professora conversava sobre a obra lida com os alunos. A cada livro lido pelo aluno e registrado pela professora no caderno, era feito um registro escrito na centopéia que ficava com o corpinho cada vez maior, pois o 5ºano B se animou pra valer e criou o hábito da leitura. Todo esse processo foi acompanhado pela professora corregente Neida Mara Costa Vale, são dela os créditos das fotos de sala de aula dessa matéria.

As estudantes Maria Eduarda Santos, Ana Júlia de Paulo e Ana Beatriz dos Santos foram as que mais leram no projeto e receberam uma premiação simbólica da professora Angélica. O Mágico de Oz de L. Frank Baum está entre as obras preferidas das estudantes, que também adoraram ler  " A Droga da Obediência" de Pedro Bandeira. Maria Eduarda ficou muito feliz pela conquista do 1º lugar, "ganhei conhecimento " colocou a estudante. Ana Júlia se apaixonou pelos personagens do Mágico de Oz "Dorothy e seus amigos realizaram seus sonhos". A estudante Ana Beatriz acredita que " quem lê sabe mais até nas provas".

"O estudante lê dentro e fora da escola,  esse trabalho de leitura rotineira  fará com que o estudante não leia apenas por obrigação, mas pelo prazer de ler, hábito com certeza levará para o resto de sua vida", destacou o  diretor do  CAIC Bairro Novo, Pedro Rodrigo de Andrade.
Protagonismo, ampliação da visão de mundo e da imaginação são apenas alguns dos ganhos importantes desse projeto. Parabéns professora Angélica e 5ºano B!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Angélica Sanches
00093698.jpg
angelica
1/11