A Cartografia presente na escola: uma proposta de trabalho com mapas mentais nas aulas de Geografia

    Publicado por:  Viviane da Cruz Leal Nunes Vitorino

                Espaço...Terra...Relevo...Vegetação...Mapas...Localização...Continentes...

                Quando pensamos em Geografia, as palavras acima nos vem em mente. Mas será que Geografia é isso? Quais relações podemos fazer entre esses conceitos nos espaços de vivência e no mundo? Como trabalhar os conteúdos da Geografia para que o (a) estudante aprenda?

                O Currículo do Ensino Fundamental – Volume V (2016), Ciências Humanas, aponta que o ensino de Geografia deve conduzir os(as) estudantes à compreensão do espaço geográfico em que estão inseridos(as), conhecendo sua realidade socioespacial e a diversidade de outras realidades, de outros lugares e de outros sujeitos. Assim, é importante encaminhar os conteúdos de Geografia de forma que o(a) estudante possa interpretar o espaço que vive e os fenômenos presentes na cidade.

                Mas, como trabalhar os conteúdos de Geografia de maneira que todos(as) os (as) estudantes compreendam os conceitos?

                Uma proposta é a abordagem por meio da Cartografia Escolar, na qual o(a) professor(a) pode utilizar os mapas mentais como recurso metodológico para que o(a) estudante perceba, interprete e represente a realidade vivida, a fim de construir seus referenciais espaciais e saberes geográficos.

                Para saber mais informações sobre os mapas mentais no ensino da Geografia, consulte o caderno “Mapas mentais e o ensino da Geografia”, disponível na página <https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/home/4674> da equipe de Geografia do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Nesse material você também encontrará informações sobre o concurso nacional “Cartografia para crianças”, promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia e também sobre o “Concurso de Mapas em Geografia – Representações da Cidade de Curitiba” realizado para estudantes das escolas municipais de Curitiba.

               

Autor: Viviane da Cruz Leal Nunes | Fonte: Gerência de Currículo