Com o entendimento da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e africana para as escolas pela Lei n°10.639/2003, a E.M. C.E.I Augusto Cesar Sandino proporcionou no dia 09/10 uma atividade de implentação da Educação das Relações Étnico-Raciais para as turmas de 3° ano Integrais, com o Centro Cultural Humaita na presença do Mestre Candiero e Melissa Reinnehr que trouxeram uma nova proposta metodológica de trabalhar a história afro-brasileira e afro-paranaense sem associá-la a momentos históricos de desvalorização e desqualificação da população negra. A proposta foi trazer elementos dessa rica e importantíssima cultura por meio da ludicidade e mostrando a contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira.
A capoeira e os saberes dos mestres são reconhecidos como patrimônio da humanidade, é uma das tradições da cultura afro-brasileira conhecida mundialmente, e tem como base fundamental a luta, a resistência e a ética – valores fundamentais para a educação. É uma arte que engloba outras artes incorporando conceitos da corporeidade, musicalidade e oralidade.
Por meio dela, várias atividades podem ser abordadas, principalmente quando trabalhadas de forma valorativa, a qual desconstrói um padrão eurocêntrico cultural imposto como referencial e traz a cultura afro brasileira como protagonista no cenário cultural brasileiro. Outro aspecto importante em ações como essa, é valorizar os estudantes afro-curitibanos que se vêem integrantes desse processo e ensinam aos estudantes brancos a importância do respeito a diversidade étnico-racial e cultural.
Ao som do berimbau, as crianças puderam se reunir em espaços diferentes da escola e compartilharem de conhecimentos diversos sobre a população negra no Brasil, cantigas da Capoeira, brincadeiras de matriz africana e a valorização da oralidade por meio da contação de histórias.
Esta importante visita foi um passo inicial para mais ações que possam proporcionar aos/as alunos/as da escola, o aprendizado também por meio da cultura afro-brasileira e africana, o qual contempla todas as disciplinas e práticas, desde português e matemática, a práticas de movimento e literatura.
Autor:
CEI Augusto César Sandino, EM
|
Fonte:
Professora Isabela