A BANANEIRA DO NOSSO QUINTAL

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

A banana fruta do cotidiano das crianças, foi a escolha para ser plantada no ano de 2015, sob a inspiração da Professora Carolina Rauen e Patricia Zanuncini em um lindo projeto de revitalização do espaço externo do nosso CMEI. Envolvemos crianças, professores e famílias neste projeto que continua a deixar o nosso quintal encantador. Neste contexto as crianças vão experienciando desde de bebê a viver esse cotidiano  com e na natureza. 

Plantar no quintal foi uma experiência importante, pois descobrir o que precisaria para o seu plantio, desafiou as crianças do maternal II. Terra, pá, profundidade adequada, adubo, quantidade de água, foram os questionamentos das crianças que tiveram o apoio da Professora Carol  e Pati. Com o ambiente adequado: Tempo, Sol, Terra boa, Cuidado, o olhar atento das crianças e dos professores e muito amor, a bananeira do nosso quintal foi se transformando, deixa de ser muda e vira uma árvore.

Em 2019 fomos surpreendidos com o primeiro cacho de bananas, que dia a dia  foi se desenvolvendo e sendo palco para as perguntas das crianças.  A turminha que  fez o plantio não permanece mais na instituição, mas deixa o seu legado para as crianças de hoje, se apropriar destes valores de preservar e cuidar das riquezas naturais do nosso quintal.

Chegou o grande dia da colheita, dia 27 de novembro , uma segunda feira, as crianças e os professores do CMEI foram até o quintal para este momento especial. A professora Carol  segurou e a Patrícia serrou o cacho e sob o olhar atento das crianças e professores que dialogavam sobre esse processo, fazendo relações com o seu repertório e trazendo novas perguntas. Foi uma alegria ter aquele cacho nas mãos, as crianças uma a uma se aproximaram, pegaram, conversaram sobre e os professores se emocionaram pois aquele realmente foi um momento de colher frutos, das experiências com as crianças, do desemparedar, de consolidar um olhar para as experiências ricas em possibilidades no cotidiano e expressando a vida vivida que pulsa dentro do CMEI.

Para comemorar este momento, num lindo coletivo, tínhamos varios e deliciosos cachos de banana para serem degustados por todos. 

E assim, vamos caminhando buscando sentido e significado nas ações do cotidiano da educação infantil, amando a cada dia o nosso lugar e nos inspirando nas palavras de Léa Tiriba (2009): 

“... É preciso que inventemos um cotidiano cujo sentido seja o de interagir, brincar, criar, aprender... Em uma nova perspectiva de educação como acontecimento, em que a relação com o tempo e com o conhecimento não é cronológica, mas intensa, criativa, emocionada”. 

Autor: Centro Cívico, CMEI | Fonte: Ana Beatriz Souza Cerqueira
00260292.png
banana 12
1/10