A baleia corcunda traz ao 3º ano D vários saberes

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

A baleia-corcunda, foi a obra utilizada pela professora Zenobia Duard do 3º ano D para trabalhar aspectos de um texto informativo. A história de Rubens Matuck  traz o local de nascimento da baleia, seus hábitos alimentares, características físicas e a viagem que ela faz pela Antartida.

Através desta obra a professora trabalhou não apenas as características deste gênero textual como também pode adentrar aos conteúdos de Ciências ao descrever características deste mamífero dos mares.  Também foi possível conectar o tema abordado na história com os conteúdos de Geografia. Os alunos puderam localizar no mapa mundi e globo terrestre o trajeto que a baleia percorre pelo oceano.

As crianças retiraram informações significativas do texto e elaboraram um texto coletivo:

 

A baleia corcunda

As baleias nascem nas regiões mais quentes da Antártida (que são os trópicos).

Elas nascem da barriga da mãe e levam um ano para nascer.

Todas as baleias são curiosas, brincam e aprendem até a respirar fora da água. Vivem em grupos porque o mar é muito perigoso.

O alimento predileto é o krill, elas se reproduzem no verão que o calor a luz aumentam na Antartida.

As baleias não tem dentes e sim barbatanas. Fecham a boca quando entra uma porção de krill, a água sai pelas barbatanas e os krills ficam lá dentro.

Produção Coletiva

 

Para ilustrar a atividade os alunos fizeram a dobradura de uma baleia e a colaram num lindo mar que eles pintaram.

Texto informativo, Ciências, Geografia, Arte... Multidisciplinariedade .... O saber é um só...

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00068085.jpg
nbvj
1/3