A baleia-corcunda, foi a obra utilizada pela professora Zenobia Duard do 3º ano D para trabalhar aspectos de um texto informativo. A história de Rubens Matuck traz o local de nascimento da baleia, seus hábitos alimentares, características físicas e a viagem que ela faz pela Antartida.
Através desta obra a professora trabalhou não apenas as características deste gênero textual como também pode adentrar aos conteúdos de Ciências ao descrever características deste mamífero dos mares. Também foi possível conectar o tema abordado na história com os conteúdos de Geografia. Os alunos puderam localizar no mapa mundi e globo terrestre o trajeto que a baleia percorre pelo oceano.
As crianças retiraram informações significativas do texto e elaboraram um texto coletivo:
A baleia corcunda
As baleias nascem nas regiões mais quentes da Antártida (que são os trópicos).
Elas nascem da barriga da mãe e levam um ano para nascer.
Todas as baleias são curiosas, brincam e aprendem até a respirar fora da água. Vivem em grupos porque o mar é muito perigoso.
O alimento predileto é o krill, elas se reproduzem no verão que o calor a luz aumentam na Antartida.
As baleias não tem dentes e sim barbatanas. Fecham a boca quando entra uma porção de krill, a água sai pelas barbatanas e os krills ficam lá dentro.
Produção Coletiva
Para ilustrar a atividade os alunos fizeram a dobradura de uma baleia e a colaram num lindo mar que eles pintaram.
Texto informativo, Ciências, Geografia, Arte... Multidisciplinariedade .... O saber é um só...
Autor:
Anísio Teixeira, EM
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Fonte:
Marilia Costa Jordão