"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".

    Publicado por:  Viviane Lie Kawasugui

O Acompanhamento Pedagógico é um momento privilegiado para o aprofundamento e ampliação de estudos com os conteúdos dos diferentes componentes curriculares, em especial Língua Portuguesa e Matemática.

As atividades planejadas para o Acompanhamento Pedagógico devem ter caráter lúdico, ou seja, devem ser propostas por meio de brincadeiras, desafios, situações problema, jogos, entre outros, pois a ludicidade é uma característica importante quando se pretende o resgate e a execução de conteúdos que devem ocorrer no tempo ampliado, tomando-se cuidado para que não haja “processos de hiperescolarização, que não apresentam os resultados desejados” (BRASIL, 2009, p.36).

O lúdico é educativo quando desperta na criança a curiosidade. Precisamos aproveitar o lúdico em sala de aula como facilitador da aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças os gostos pela vida. Partindo deste princípio, apresentamos as atividades desenvolvidas no Acompanhamento Pedagógico pelas docentes Rosa Tecla Cerino (grupo 3 e 4) e Silvia Rosangela da Silva Barbosa (grupo 5 e 6)

Autor: CEI Jorn. Cláudio Abramo, EM | Fonte: Marcia da Silveira Inglat
00043101.jpg
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICA ? PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
1/20