6ºs anos do CAIC BN produzem cartões para a Mulher Maravilha!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

-Lembram do lindo trabalho que postamos aqui na Página do CAIC sobre Poesia e Intertextualidade dos 6ºs anos da manhã? Hoje vamos mostrar pra vocês mais uma produção desses mesmos estudantes na aula de Língua Portuguesa da profº Maúna Dialucci Caldeira Lacerda. Desta vez eles produziram cartões e fizeram homenagens para a mulher maravilha de cada um, e a escolhida para esse papel não poderia ser outra, se não a mãe deles.

Engana-se quem pensa que o trabalho limitou-se a escrever o cartão. Os estudantes não só o confeccionaram,mas também fizeram um cartaz com o nome da mãe, para uma foto muito especial e redigiram um texto cheio de emoção, que impactou as homenageadas.

Todo esse trabalho teve origem com a análise do primeiro documento da vida do estudante, a certidão de nascimento. Os alunos prestaram muita atenção a todos os dados contidos nela e depois a profª Maúna realizou uma dinâmica onde os estudantes se levantavam, circulavam pela sala e procuravam por coincidências com os colegas, como: mesmo dia de nascimento, horário, cidade etc. Realizada essa etapa,os estudantes pesquisaram na internet o significado do nome da mãe para colocar no cartão.

A produção do cartão envolveu parceria de vários profissionais da escola. A professora corregente Lindamar Eusébio acompanhou todas as etapas do trabalho, a professora de Arte Fernanda Maciel deu várias orientações para a confecção do cartão e a professora educomunicadora Patricia Molina fez as fotos dos estudantes segurando um cartaz, onde estava escrito o nome da mãe de cada estudante com um design cheio de criatividade.

Este trabalho também acabou por incentivar o protagonismo dos estudantes, pois foi uma aluna que negociou para que o preço da revelação da foto ficasse mais acessível a todos os estudantes.

O cartão feito por eles era a somatória de um texto repleto de emoção, com a foto do estudante segurando a plaquinha com o nome da mãe, ou seja, foi um presente!

A Página do CAIC entrevistou alguns estudantes dos 6ºs anos pra que eles contassem como foi este trabalho. A estudante Emilly Kovayaci do 6ºC fez o cartão para a sua avó Benedita. Contou que adorou decorar o cartão e que o nome da sua avó está relacionado a São Benedito.  A estudante Júlia Z. Oliveira do 6ºB, cujo pai ajudou a imprimir várias fotos dos colegas da turma e achou muito divertido poder se expressar através da escrita. Brenda Luiz de Abreu  do 6ºB contou  que sua mãe achou o cartão lindo e que adorou fazer todas as etapas do trabalho. Este trabalho teve ainda mais emoção para a estudante Stefani Nascimento  do 6ºA, cuja mãe estava no hospital em pleno Dia das Mães. A estudante destacou ainda que “o trabalho da certidão ajudou a me enturmar com a turma, eu era muito tímida”. Dona Rose, mãe da estudante Kauane Letícia do 6ºB chorou ao receber o cartão. O estudante Andrew Gerez do 6ºA surpreendeu sua mãe que se emocionou muito ao receber o cartão. “Achei bem interessante expressar os sentimentos através de um cartão” colocou Andrew.

E teve também mensagem secreta no cartão, feita pelo estudante Guilherme Dallagnolli Paraguaio do 6ºC que é autista.  Ele contou que foi muito legal escrever o texto e colocar no papel tudo o que sentia pela mãe. Guilherme contou para a Página do CAIC que a mensagem era “Mãe meu presente”. 

"Esse trabalho da professora Maúna foi muito interessante porque possibilitou aos estudantes a experiência de não só produzir, mas como também enviar um cartão, numa época em o costume de enviar cartões caiu em desuso" colocou o Coordenador Administrativo Edilson Machado, que destacou também a interdisciplinariedade e a o incentivo da expressão das emoções pelos nossos estudantes.

Parabéns professora Maúna por ensinar aos nossos estudantes muito mais que  Língua Portuguesa, eles estão aprendendo o valor que a afetividade pode ter para a vida!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Maúna Dialucci Caldeira Lacerda
00069853.jpg
mauna
1/27