4° Encontro do Fórum de Aprendizagem Criativa

Publicado por:  Cristiani Kufky Klais

O 4º encontro do Fórum de Aprendizagem Criativa, realizado no dia 21 de julho, teve como temática o trabalho com pares. Silmara Campese Cezário, Gerente de Inovação Pedagógica (GIP) abriu o encontro e apresentou os participantes Eduardo Bento da RBAC – UFSJ e Gislaine Batista Munhoz da RBAC. Ambos falaram sobre suas experiências e compartilharam sobre a importância de aspectos que contribuem para a aprendizagem significativa e prazerosa, como as potencialidades nas relações e suas representações. Falaram sobre a organização do espaço físico, estações de aprendizagem, a utilização de materiais diversos e a importância de se estabelecer parcerias.
Para falar sobre pares e encontros, o Fórum de Aprendizagem Criativa contou com a participação de Michelle Tais Faria Feliciano, Gerente da Educação Integral e Fabrícia Gomes Bordignon, Orientadora Pedagógica do Programa Linhas do Conhecimento, com a mediação de Silmara Campese Cezário. As participantes falaram sobre parcerias de sucesso dentro da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e responderam a seguinte questão: Na perspectiva do trabalho em pares, qual é a proposta da Educação Integral e do Programa Linhas do Conhecimento nas Unidades da Rede Municipal?
Michelle explicou sobre a proposta da Educação Integral e respondeu a segunda pergunta: Como você vê o trabalho em pares contemplando as diferentes áreas do currículo? Apresentou a professora Mayla Eloize de Farias Monclaro, a qual explicou como o trabalho em pares na Educação Integral envolve os estudantes, como isso impacta no aprendizado deles. E falou também sobre a experiência do trabalho em pares.
Fabrícia Gomes Bordignon falou sobre a proposta do Programa Linhas do Conhecimento que, considerando os princípios de uma cidade educadora, promove práticas de exploração da cidade, por meio de aulas de campo, propostas culturais e lúdicas, além de projetos pedagógicos, transformando Curitiba em uma grande sala de aula a partir de três pilares: conhecer, amar e cuidar. Também abordou sobre os territórios educativos, destacando: “Para que o território se constitua enquanto espaço educativo é preciso articular diversos setores, assim, as ações do PLC trabalham a intersetorialidade, valorizando o trabalho em pares: parceria com outros departamentos da SME, com demais secretarias da PMC, professores de referência do PLC nos núcleos e equipe central, docentes e estudantes das unidades educativas, além da parceria com institutos, museus, universidades, entre outros”.
Por fim, para explorar alguns espaços da cidade, propôs uma dinâmica de reconhecimento, o “QUIZ Curitibano”. Na sequência, para falar sobre o trabalho em pares, apresentou o Diretor Abílio Batista Savoldi, do CMEI Hugo Peretti (NRE CIC), que falou sobre como organizou a realização do trabalho em pares no CMEI e como articulou a entrega de kits pedagógicos com o tema Cidades Educadoras, ação realizada em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento.
Essa ampla discussão e compartilhamento durante o encontro nos deixou a certeza que boas práticas e o trabalho em pares faz a diferença para uma aprendizagem significativa e criativa, indo ao encontro com os princípios de uma Cidade Educadora.

Autor: Hemanuelli Claudino dos Santos | Fonte: NRE CIC
Fórum de Formadores da SME Aprendizagem Criativa