3º Encontro Escola de Pais - Pinheirinho

    Publicado por:  Willian Hey Alexandre da Silva

          Neste dia 20 de agosto de 2019, aconteceu o 3º Encontro da ESCOLA DE PAIS do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, desta vez com o tema: “A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA E DA CONVIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DAS FILHAS E FILHOS”,considerando que através do brincar, as crianças resolvem os mais variados tipos de situações. As coordenadoras da Rede de Proteção Fátima e Kátia, de uma forma lúdica, junto aos 55 representantes das famílias, resgataram e proporcionaram experiências múltiplas para o brincar, incentivando, potencializando e ampliando essa forma de expressão essencial na infância. Ao mesmo tempo no auditório II, a alegria contagiante das 23 crianças que carinhosamente brincaram e ouviram histórias com a Bruxinha Leila e a professora Daniele.

       O brincar é um direito assegurado no Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, sociedade e autoridades públicas promover a garantia desse direito, considerando que a experiência vivenciada no brincar e a aprendizagem que passam pelo corpo e imaginação são ações que ficarão para sempre e serão lembradas nas tomadas de decisões nas fases seguintes da vida. Além disso, o brincar potencializa a criatividade, a iniciativa e a liderança, ampliando a capacidade de movimento, musicalidade, lateralidade, atenção concentrada, orientação espacial, interação social. Ou seja, o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento global da criança.

        Os participantes foram provocados a refletir sobre as brincadeiras infantis nas diferentes culturas. Na sequência foram convidados a brincar de “Zimbolê”, brincadeira africana cuja palavra significa PAZ. Todos participaram alegremente e se divertiram muito. Finalizamos o 3º Encontro, convidando os participantes, crianças e adultos a explorarem diversos brinquedos distribuídos pelo auditório, foi visível no comportamento expresso de como o grupo voltou a ser criança. Maravilhados, todos brincavam alegres e sorridentes. Foi realmente um momento encantador.

Autor: NRE Pinheirinho | Fonte: NRE pinheirinho
00235619.jpg
foto5
1/8