3ª Batalha de RAP no CAIC Bairro Novo!

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Dia 18 de abril  aconteceu a 3ª edição da Batalha de RAP- Festival de Rimas dos 9ºs anos do CAIC Bairro Novo.  Clique aqui para saber como foi a primeira edição da Batalha, e aqui para acompanhar o evento 2015.

O rap é um gênero linguístico e integra os conteúdos de Língua Portuguesa dos 9ºs anos. Porém a construção desse trabalho, é fruto de muito planejamento e do encaminhamento metodológico realizado pelas professoras Adriana Martins, Gisele Maicá e Maria Ângela Motta.

Cacimba de Mágoa do grupo Falamansa & Gabriel O Pensador, foi o vídeo que deu início ao trabalho com rimas das professoras de Língua Portuguesa do 9º ano. Os estudantes assistiram ao vídeo, que retrata a tragédia da cidade de Mariana, as professoras problematizaram a letra da música, houve todo o trabalho de análise linguística para que depois os estudantes pudessem criar as próprias rimas.

Para que o Festival pudesse acontecer, o coletivo de professores dos 9ºs anos se uniu, a professora de Ciências, Doralice Caldas foi a mestre de cerimônias do evento, que foi aberto pelo vice-diretor Everton Luiz Camargo. Os estudantes inscritos se apresentaram, tivemos apresentações de clips musicais, participações dos ex-alunos Heros e Milena (vice-campeã de 2015), e o momento das “batalhas”, que repetindo o confronto artístico de 2015, tivemos como finalistas um menino e uma menina, Diego e Deborah, disputaram a batalha final vencida pela estudante do 9ºano C que ganhou um lindo troféu, sendo que este, e as medalhas dos demais colocados foram providenciados pela unidade. Além disso, os participantes receberam chocolates que foram doados pelos professores.

A Página do CAIC conversou com os campeões de 2016, Deborah Nascimento do 9ºC e Diego Soares de Lima do 9ºD, alunos da professora Gisele Maicá. Para a campeã Déborah que se diz eclética musicalmente, o rap parece fácil mas é difícil, pois tem que pensar e elaborar para fazer as rimas. Tímida, a estudante se inscreveu na última hora e achou que não se sairia bem e elogiou o oponente da batalha final Diego, “batalhamos como irmãos no rap” destacou a estudante. O segundo colocado, Diego Soares adora fazer rimas com os amigos, mas foi a primeira vez que se apresentou em público. Ele, que pretende seguir na carreira musical  esperava chegar na final.  Para os que querem saber mais sobre o rap, Diego indica documentários no You Tube sobre os rappers clássicos como Tupac e Sabotage.

"Apesar de ser o terceiro ano de festival, o dia do evento é único e cheio de surpresas: estudantes ansiosos e com certo medo de se apresentar em público surpreendem e dão um show! As mulheres demonstrando o verdadeiro empoderamento feminino, ao ocupar o primeiro lugar numa batalha vencida majoritariamente por meninos... o respeito e o coleguismo entre os participantes" foram pontos destacados pela professora Adriana Martins que coordena o evento desde a primeira edição em 2014. A professora aponta ainda, que o Festival está se tornando uma tradição na escola e tem como único objetivo revelar os talentos dos estudantes do CAIC BN.

" Fico maravilhado porque as professoras conseguem trabalhar um gênero como o rap na aula de Língua Portuguesa de forma contextualizada, o que faz parte da proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino. Também temos que destacar o envolvimento coletivo da equipe dos professores dos 9ºs anos e a participação ativa dos estudantes" destacou o diretor Pedro Rodrigo de Andrade.

Parabéns ao coletivo de professores dos 9ºs anos,que trabalharam juntos na organização do evento:

Língua Portuguesa: Maria Ângela, Adriana, Gisele, Matemática: Gisele, Patricia e Evandro, História: Tatiana e Eliana, Ciências: Doralice e Lorena, Inglês: Neiva, Geografia: Marilene e Márcia, Educação Física: Fernando, Arte: Maria e aos nossos estudantes que foram talentosos , corajosos e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.

Mais do que premiados, a III Batalha de RAP do CAIC BN teve como grande vencedora a educação de qualidade, contextualizada e com significado para o estudante.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
3batalha