Olá! Sou a Professora Eloisa Nonnenmacher Scremin de Práticas de Educação Ambiental do Ciclo I da Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto, e é com imenso prazer que venho relatar a nossa Visita Orientada no Mercado Municipal de Curitiba pelo Programa Linhas do Conhecimento.
Por meio do Projeto “Educando Sabores” implantado na escola desde o início do ano letivo, com o objetivo principal de orientar e despertar nos nossos estudantes o cuidado para uma alimentação mais saudável, nada melhor que uma aula de campo no Mercado Municipal para ampliar o conhecimento sobre as propriedades nutritivas dos nossos alimentos do cotidiano, como também conhecer diversos alimentos exóticos encontrados no Mercado Municipal de Curitiba. A turma contemplada para a aula de campo foi o 3° ano B e, como grande parte dos estudantes ainda não conhecia o mercado, foi muito gratificante vê-los com os olhinhos brilhando com tantas novidades ao seu redor!
Durante toda a aula de campo fomos guiados pela Professora Ísis do Programa Linhas do Conhecimento. O roteiro foi iniciado nas barracas de frutas fresquinhas, cheirosas e deliciosas. Ao passar pelas barracas o estudante Denian mencionava o nome de quase todas as frutas, pois já havia visto algumas delas em sala de aula durante as aulas de Práticas de Educação Ambiental: “Professora, essa é a romã, esse aqui o fisális e esse o cacau. ” Em seguida os estudantes observaram a diversidade de castanhas e nozes, depois os temperos e chás e alguns citaram: “Minha mãe usa alecrim”, “A minha usa orégano”, “Minha avó tem arruda na casa dela”, “A minha faz chá de boldo!”
Passeamos também pelo planeta aquário e encontramos os personagens “Nemo” e a “Dory” do desenho animado Procurando Nemo, acompanhados de uma infinidade de peixes e tartaruguinhas.
Depois a Professora Ísis explicou brevemente a história do Mercado Municipal que foi fundado em 1958 e mostrou fotos de como era o mercado antigamente. No final da aula de campo fomos presenteados com um delicioso pastel ofertado pela Pastelaria Curitiba, a mais famosa do Mercado, que participa do “Projeto Compostar Curitiba” e é totalmente sustentável e consciente no compromisso com o futuro!
Acompanharam essa deliciosa aula de campo, os orientadores do Programa Linhas do Conhecimento e os acadêmicos do Centro Universitário Internacional Uninter. Fomos gentilmente recebidos pela Gerente do Mercado a Sra. Amarilis!
Esta experiência foi muito significativa para o Projeto “Educando Sabores” e pode-se dizer que encerramos com “chave de ouro”.
Autor:
Eloisa Nonnenmacher Scremin
|
Fonte:
CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM