2° Mostra das Infâncias - Marcas das infâncias

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

No último sábado (08/12) aconteceu no CMEI Ciro Frare a 2° Mostra das Infâncias – Marcas das infâncias realizadas pelas turmas de Pré II da unidade. As professoras Cleonice Ribeiro dos Santos, Deúzelia Britto Kovalczowski, Mayara Albuquerque Lirman, Michele Cristina Franco, Paula Fernanda Fagundes de Lima e Rejane Cristina dos Santos Lobo mediaram durante o ano propostas envolvendo a Arte: Pinturas em telas e esculturas com as crianças. A criança a partir de suas vivências e experiências transmitiu seus sentimentos e memórias das infâncias para as produções artísticas.... Nesse sentido ressalvamos a importância da escuta diária das crianças...

Ao chegar na mostra os familiares das crianças ficavam admirados e cheios de expectativas. Para Adilson da Luz, pai da criança Emily Marinho “ a expectativa era grande, e que sua família estava ansiosa para saber como seria o encerramento das propostas realizadas pelas crianças durante o ano.”. Já a mãe Andreia Runtt e seu filho Leonardo Runtt a “expectativa em relação a mostra era muito grande”. A mãe Andreia Bertozzi responsável pela criança Miguel Bertozzi de Oliveira relatou emocionada todo o trabalho desenvolvido pelas professoras de seu filho para a organização da mostra, “vi a professora Paula organizando o espaço com as esculturas deles e de acordo com cada possibilidade e limites das crianças e espero muito curiosa em ver cada detalhe...”

A mostra começou com uma breve conversa da diretora da instituição Marcia Rodrigues Fernandes relatando todo o processo que se desenvolveu em torno da mostra. Com muito carinho e sensibilidade ela aproveitou para pedir um apelo as famílias... “ Apreciem os detalhes, a vida sentida e vivida... A mostra nos revela a liberdade de expressão e ação das crianças...” Logo em seguida as professoras transmitiram palavras de agradecimentos as crianças e suas famílias pelo excelente ano... A professora Michele ressalvou ainda que “ Cada criança deixou sua marca...”. Para finalizar a fala a professora Mayara pediu carinhosamente que todas as famílias cheirassem seus filhos com sensibilidade e delicadeza. Em suas belas palavras ressalvou “ Cheire seu filho e agradeça a você ser família...”

As famílias presenciaram um lindo vídeo com as propostas realizadas com as crianças através do diálogo e da escuta durante o ano letivo. Ao final foi estourado shows de papel laminado com muita festa para celebrarmos as infâncias.

Cada criança escolheu uma peça da mostra para autografar e levar para a sua casa. Com alegria as crianças escolheram a arte que mais se identificavam.... Cada autografo era apreciado pelas famílias orgulhosas...

Para celebrarmos as marcas deixadas pelas crianças na unidade elas e suas famílias realizaram ilustrações em lajotas instaladas no muro da instituição. Cada marca ficará eternizada na memória daqueles que se vão e daqueles que ficam...

Para a mãe Midiane de Souza responsável pela criança Isabelly de Souza a mostra “ foi maravilhosa... as propostas são muito diferentes da que já viu... e que as crianças são muito criativas ...” Já a mãe Valdomira Lubina responsável pela criança Davi Alves emocionada relatou que “ a melhor fase da vida do filho foi vivida aqui, ele aprendeu muito... e com muito carinho que eles agradecem tudo o que vivenciaram na unidade... e ainda ressalvou que seu filho ama todas as professoras, a diretora...” Com um gosto de saudade a mãe Roseli Aparecida Silva Lima Sousa responsável pela criança Samuel Brian Lima Sousa “conversava com as professoras que quando trazem seus filho na unidade sabe que ele está em paz, em boas mãos... Meu filho entrou no meio do ano e demostra ser criativo... Agradeço as professoras pelo desenvolvimento do meu filho... E já fica a saudade de ele estar saindo do CMEI...”

 

 

Celebramos!!! 
Celebramos juntos... Sempre! 
Crianças- Professoras- Famílias!!! 
Rituais de passagem em um elo infinito de Vida, Alegria, Marcas, Memórias, Sentimentos, Pensamentos, Aprendizagens...


Acompanhada da Escuta como princípio e encaminhadas em um cotidiano extraordinário com ludicidade, significado e continuidade. Compartilhamos momentos especiais junto as crianças e famílias, com o Desejo de continuidade, detalhes da Vida Vivida em nosso Quintal, marcado pelas relações que se entrelaçam que dão sentido e significado e que nos inspiram e nos fazem (re) viver as memórias e as alegrias de muitos momentos incríveis.

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Aline Eluize Cardoso - Marcia Rodrigues Fernandes
00200308.jpg
noticias
1/22