2 de abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

    Publicado por:  Amanda Cavichiolo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA),  conhecido como autismo, está relacionado a defasagens nas habilidades sociais, a comportamentos repetitivos, desvio fonológico ou comunicação não verbal. Pode afetar a forma como as crianças se comunicam e interagem com o mundo a sua volta, como aprendem e como sentem.
O autismo afeta cada um de maneira diferente: alguns autistas de grau leve podem se tornar adultos totalmente independentes, enquanto outros, com graus moderados ou severos, podem depender de um cuidador por toda a vida.

No CMAEE atendemos crianças com diagnóstico e com indicativos de TEA e no dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembramos a todos a importância do respeito e da necessidade de acolhimento às crianças e famílias.

Os Atendimentos Educacionais Especializados são fundamentais ao desenvolvimento das crianças e ao longo dos quatro anos de existência do CMAEE Branca Casagrande Sabbag já tivemos muitas experiências significativas e avanços importantes. Trago aqui o relato de Fabiola Esper, mãe de dois estudantes autistas, João e Marco. João fez Atendimento Educacional Especializado nas Áreas da Pedagogia e na Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação, a sua maior dificuldade estava voltada a interação social e a autoestima. Fabiola relatou que o CMAEE foi um divisor de águas para Joao, o atendimento no CMAEE o ajudou a desenvolver sua segurança, confiança e autoestima, levando-o a se socializar com outras crianças na escola e com outras pessoas em diferentes ambientes. Ele sente muita falta dos atendimentos, Mariângela e Jucelia marcaram positivamente sua infância e ele tem muito carinho por elas. Marco iniciou os atendimentos no terceiro trimestre de 2022 e também vem avançando, Fabiola se emocionou ao contar que no atendimento da última semana ele entrou tranquilo e realizou as atividades com autonomia, com comportamento adequado, e isso está refletindo também na escola. 

Muitas são as histórias e os relatos, resultado dos esforços, dos estudos e da dedicação de uma equipe de profissionais competente que compõem o CMAEE.

Autor: Cláudia Tatiana Cassenotti | Fonte: CMAEE Branca Casagrande Sabbag
00406467.jpg
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
1/9