1ºs anos do CAIC BN realizam sequência didática sobre a Vida no Campo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Ainda estamos no clima dos festejos juninos. Quem ainda não viu a matéria  sobre a Festa Junina da nossa escola é só dar uma olhadinha aqui.

Durante os meses de junho e julho a Equipe de Professoras do 1º ano Maria do Carmo, Elenir Tomasi e Andreia Medina desenvolveram uma sequência didática tendo como tema a vida no campo.

O trabalho teve início com os estudantes assistindo o desenho “Na roça é diferente” com o personagem da turma da Mônica Chico Bento, publicado na fanpage da escola. Assista você também aqui. As professoras fizeram rodas de conversa com os estudantes para refletir sobre as características da vida do campo e da cidade e da interdependência entre eles.

Esse foi o gancho para as professoras iniciarem o trabalho com as festas juninas. Até o histórico desses festejos foi trabalhado com as turmas.

" O resgate da cultura da vida no campo, realizado através de eventos na sociedade, como as Festas Juninas, são de  enorme importância para a aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes e ainda mais, para desenvolver o senso crítico sobre as diferenças do que ele vive na cidade e como é a vida de um indivíduo da mesma idade no campo. Ter a ideia das rotinas, dos afazeres, da alimentação e entretenimento. Parabenizamos, com enorme alegria e admiração, a didática utilizada pelas professoras Maria do Carmo, Andreia e Elenir, trazendo a oportunidade dos estudantes conhecerem a origem de uma comida típica do interior, o processo de produção e a degustação do produto, sem contar, com um visual de dar água na boca!!! Professoras, obrigado por tanto carinho e dedicação com a formação e aprendizado de nossos pequeninos!" destaca o vice-diretor do CAIC BN Edilson Machado.

A música Cai-cai balão foi trabalhada, as crianças cantaram e dramatizaram a música, fizeram várias atividades de Língua Portuguesa e discutiram sobre os perigos de soltar balão, atividade considerada crime atualmente.

A aula de Matemática foi uma delícia. Com o auxílio das famílias que doaram os valores para aquisição dos ingredientes para que as professoras executassem a receita do amendoim doce ou cri cri de amendoim. Conceitos matemáticos como medidas de massa e medidas de tempo foram  explorados. Confira os vídeos publicados na fanpage do CAIC, aqui e aqui e faça a receita do Cri Cri na sua casa!

As turmas se reuniram no refeitório da escola para ler a receita e acompanhar a execução da Professora Elenir Tomasi. Quem provou adorou! Confira nas fotos dessa matéria, a receita do Cri Cri.

A sequência didática oportunizou também a integração com as famílias, já que cada criança juntamente com sua família pintou e enfeitou os bonecos caipirinhas. As pedagogas da escola, Kátia Pires de Paulo, Karla e a articuladora pedagógica do Núcleo Regional de Educação Bairro Novo, Zuliane Bastos votaram no casal de caipirinhas melhor caracterizado de cada turma.

A sequência didática dos 1ºs anos encerrou de forma maravilhosa com a visita da moradora do bairro Sítio Cercado, a senhora Maria Bonavigo que foi convidada a vir até o CAIC para ser entrevistada pelas crianças e contar detalhes de sua infância na roça.

Os estudantes participaram com grande entusiasmo das atividades da sequência didática que além dos objetivos acadêmicos, contribuiu para formar valores humanos nas crianças, como a valorização e o respeito á cultura do campo.

"Esse trabalho contribuiu para a ampliação do conhecimento dos estudantes de forma prática e prazeirosa, pois os canais de aprendizado foram utilizados, possibilitando aprendizagem significativa, além da integração com as famílias", ressalta a diretora do CAIC Eliane Adam.

Parabéns Professoras por esse trabalho tão inspirador e significativo para as nossas crianças!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Equipe 1ºs anos CAIC BN
00180589.jpg
1anos
1/25