1ºs anos do CAIC BN e a Evolução da Escrita

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Grande passo para a humanidade, a expressão das pinturas rupestres nas paredes das cavernas, garantiu o processo contínuo rumo à escrita. Esse foi o tema da sequência didática trabalhada com os 1ºs anos do CAIC Bairro Novo.

Os estudantes das turmas 1AA e 1AB, após trabalharem a história da escrita com as professoras Maria do Carmo Cândido Pinto ( reveja matéria sobre o trabalho da professora na Página do CAIC aqui ) e Letícia Waloski Siqueira em sala de aula, brincaram de fazer "pinturas rupestres" na parede da caverna confeccionada pela professora.

Mas antes dessa atividade, os estudantes assistiram a animação “Os Croods”, fizeram roda de conversa sobre o filme, viram imagens sobre a Pré-História no laboratório de informática da escola. As professoras utilizaram cartazes que mostravam não só as pinturas rupestres, e com os símbolos que a humanidade criou posteriormente como desenhos, números e letras.

Olhem nas fotos as lindas pinturas feitas pelos dedinhos dos nossos estudantes, que divididos em 3 grupos realizaram pinturas com tinta, carvão e giz, revezando os materiais.

A Página do CAIC conversou com a estudante Camily Dionísio Vieira do 1AA. "Aprendi que os homens das cavernas desenhavam árvores, peixes e animais pra se comunicar contou a animada Camily.

Parabéns professoras Maria do Carmo, Letícia e professora corregente Daugiza pelo belíssimo trabalho de equipe! Apoio do estagiário Higor Afonso  que é ex-aluno do CAIC. "Parabéns pelo direcionamento e pelo trabalho pautado na função social da escrita e na contextualização histórica realizada pelas professoras," destaca a diretora do CAIC BN, Eliane Benini.

Acompanhamento da pedagoga Vera Lúcia Martins.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professoras Maria do Carmo e Letícia Siqueira
00128874.jpg
evolução da escrita
1/12