SME NRE CIC

logo escola

-- "Uauuuuu"! Um mundo cheio de encantamento e descobertas!

    Publicado por:  Aparecida do Rocio Almeida Fernandes

No último dia 05 de junho, mais uma proposta de exploração do Entorno, em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento do Regional CIC, possibilitou aos nossos pequenos Curitibinhas um mundo de descobertas.

As 23 crianças do Pré II do CMEI Moradias Augusta, ampliaram o projeto que desenvolvem no espaço do CMEI e acompanhadas por suas professoras Aline e Maria Antônia pela Diretora Luciane Bento e pela personagem “Chicória – a contadora de História”, foram recebidas no Farol Fernando Amaro com toda a atenção e carinho.

Já na entrada, o deslumbramento estava nos olhos dos nossos pequeninos. Diante da grande estante, os olhinhos ávidos, percorriam aquela imensa quantidade de livros e só se ouvia o uníssono:  -- Uaaaauuuuuu!  Enquanto percorriam os espaços entre as estantes a expressão se repetia:  -- Uaaaauuuuuu! Neste espaço biblioteca, receberam suas carteirinhas, com as quais poderão emprestar os livros e, junto com suas famílias, se deliciar com as belas histórias contadas em suas páginas.

No espaço Maker, participaram da contação da história: Bruna e a Galinha D’Angola – de Gercilda de Almeida, realizada pela personagem Chicória (professora Cida Fernandes do PLC-CIC). Dos bolsos de sua saia, apareciam os elementos que compunham a história e, a cada um, as próprias crianças iam recontando a história junto com a contadora.  Ao final, descobriram que a impressora 3D estava imprimindo uma galinha toda pretinha, que depois levariam para o CMEI para pintar as bolinhas brancas em seu corpinho. Observar seu funcionamento resultou um novo uníssono: -- Uaaaaaauuuuuuu! A pequena Malayca era a mais animada: “-- Já podemos pegar?”

E as descobertas e explorações não acabaram por aí... divididos em grupos, experienciaram atividades de pintura de máscaras africanas nos computadores, modelagem de uma galinha com massinha (a da pequena Laura, ganhou destaque e foto autora e obra), montaram uma  galinha D’Angola com colagem de formas geométricas e subiram até a “Torre do Galo” do farol, de onde puderam observar, do alto, todo o entorno: o Bosque, a Escola, o Posto de Saúde, o CMEI onde estudam e os prédios e casas da rua. Um  momento em que se pode ouvir muitos:  – Uaaaaauuuuu!

Ao final, uma foto com todos os envolvidos em frente ao Farol Fernando Amaro completou a aventura.

O pequeno Gustavo levou com todo cuidado a galinha impressa no Espaço Maker. Já no CMEI, Chicória se despediu e ganhou muitos beijos e abraços desta turminha curiosa e atenta! A pequena Malayca, ainda completou: “-- Você não pode morar aqui na nossa sala?” Neste momento um “Ownnnn” foi da personagem que também se apaixonou por essa turminha!

Autor: Aparecida do Rocio Almeida Fernandes | Fonte: NRE CIC