Volta às aulas 2024 tem entrega de livros e surpresas nas escolas

    Publicado por:  Maria Duarte

Esta terça-feira (20/2), primeiro dia do ano letivo de 2024 na rede municipal de ensino de Curitiba, foi dia de reencontro, abraços, surpresas e livros novos. Na Escola Municipal Mirazinha Braga (Bom Retiro), o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, entregaram livros da coleção Cadernos de Alfabetização e Letramento e Álbum do Alfabeto, além de exemplares de literatura infanto-juvenil.

A entrega nessa unidade foi simbólica, pois todas as unidades e Faróis do Saber da rede municipal receberão o mesmo kit de livros.

“Temos piás e meninas inteligentes para que nossa Curitiba continue a cidade mais inteligente. Cada palavra é um ponto de luz no cérebro de uma criança, vocês têm que ler bastante”, disse o prefeito.

Além da entrega de livros com Greca, Eduardo Pimentel esteve na Escola Municipal Maria Nicolas (Santa Quitéria), onde conversou com os estudantes e profissionais da unidade. Acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o vice-prefeito esteve nas salas de aula e destacou a importância de todos estudarem e cultivarem o hábito da leitura.

“Os livros são muito valiosos, estes anos na escola serão muito importantes para toda a vida de vocês. Aproveitem ao máximo”, disse Eduardo. "Em casa lembrem de respeitar o pai e a mãe. E, na escola, sempre respeitar o professor", completou.

A secretária Maria Sílvia destacou que os materiais entregues às unidades educacionais estão alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“Os exemplares integram o Referencial de Alfabetização da rede municipal de ensino, entregue neste início de ano a todos os diretores. Ele é um documento orientador da prática pedagógica nas turmas de alfabetização e detalha os processos de alfabetização na rede, desde a organização das atividades de rotina da sala de aula até as relações de ensino-aprendizagem”, esclareceu.

A estudante Laís Bombelli, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Mirazinha Braga, contou que adora ler.

“Eu gosto daqueles livros bem grandes, com histórias”, explicou a menina.

 

Personagens de filmes

Na Escola Municipal Maria Nicolas, no Santa Quitéria, que tem 489 estudantes matriculados, a equipe diretiva preparou uma recepção que arrancou sorrisos de crianças e seus pais. A diretora Analice Fernandez e a vice Andresa Cristina Cunha, além de professoras e pedagogas, foram fantasiadas de personagens de filmes.

A abertura dos portões teve até bolinhas de sabão. “É uma maneira de recebê-los com carinho”, disse a diretora. A unidade atende 16 turmas regulares e quatro integrais, do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Para Davi Alves da Silva, que começou o 5º ano do Ensino Fundamental, o dia foi especial. “Eu estava com muita saudade de voltar”, contou o menino.

Jéssica Lederer, mãe das estudantes Luísa e Eduarda Tavares, do 3º e 5º anos respectivamente, elogiou a organização da escola. “Moramos no bairro há muitos anos, é muito bom elas estudarem aqui, são muito organizados na escola”, comentou a mãe.

As famílias também ganharam lembrancinhas do primeiro dia de aula. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Heloína Greca (Pilarzinho), a equipe entregou chaveiros feitos à mão e sementes de flores para serem plantadas em casa.

Presenças

Também participaram da volta às aulas e entrega de livros o comandante-geral da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro, a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, chefes dos dez Núcleos Regionais da Educação, diretores dos departamentos e coordenadorias da Secretaria Municipal da Educação e diretores e professores das unidades.

Autor: SME | Fonte: SME