Ventos Alísios: intercâmbio cultural encanta estudantes da Escola Jornalista Arnaldo Alves da Cruz

    Publicado por:  Maria Duarte

A turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, no Alto Boqueirão, passou o ano envolvida em atividades com estudantes da Alemanha e de Angola, numa intensa troca de aprendizados. O trabalho resultou numa apresentação, nesta sexta-feira (11/11), com a participação da equipe de produção do projeto, em parceria com o Instituto Goethe e Gerência de Educação Integral /Departamento de Ensino Fundamental da SME.

“Adoro os movimentos, adoro dançar, aprendi muito com os colegas”, contou Júlia Vitória.

O Trade Winds/Ventos Alísios é um projeto intercambial desenvolvido em cooperação com Goethe-Institut de Curitiba e de Luanda (Angola), Teatro Anim’art Cazenga e UFPR, com o objetivo de produzir uma performance em português e alemão, com elenco, produção e direção, representada por profissionais dos três países e com a participação de três escolas, uma de cada país, que apresentam como aspecto comum o uso da língua portuguesa (no caso de Berlim, trata-se de uma escola bilíngue).

As professoras responsáveis pelas Práticas Artísticas são Josilene Fonseca e Lucimara Lopes.

A construção do espetáculo partiu do trabalho coletivo dado pelas experimentações, interações e troca de experiências entre os estudantes, atores, professores e demais envolvidos no processo, com o intuito de estabelecer relações para além do aspecto econômico, que envolve os três países, criando novas histórias, inventando novos objetos e estabelecendo novas conexões.  

O diretor do projeto, Carlos Manuel, destacou que o compartilhamento de informações é muito enriquecedor para todos. “Quebrar barreiras é muito importante”, disse.

Presenças

Também participaram a chefe de gabinete da SME, Luciana Faria; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a diretora Luzia Fátima Ramos Lopes e a vice Aline Cruz Ramos, além de Claudia Römmelt (Instituto Goethe, na produção), dramaturgia e produção, Julia Schreiner, Amabilis de Jesus (figurinista), João Ana (cenografia). Atores: Cecília Maria, Pedro Ramires, Amélia Aníbal Paulino, José Ernesto Quinhoca, Hemak Verkron, Florian Henning, Joyce Ferse.

A escola

A unidade foi inaugurada em dezembro de 2005 e atualmente tem 337 estudantes. A estrutura tem dois blocos, onde ficam as salas de aula, são 14 salas, 1 sala de professores, 1 biblioteca , 1 laboratório de informática, 1 sala para o setor pedagógico, 1 sala de recursos, 1 secretaria e sala de direção, 4 banheiros para os funcionários, banheiros para os meninos e para as meninas, banheiro para portadores de deficiência, 3 almoxarifados e 1 cozinha.

Autor: SME | Fonte: SME