SME inicia formações do Programa "Preste Atenção!"

Publicado por:  Maria Duarte

Diretores de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) das regionais Matriz, Bairro Novo, Pinheirinho e Boqueirão participaram, nesta quarta-feira (28/9), do início das formações do Programa "Preste Atenção!", iniciativa do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) para recomposição de aprendizagens.

O Programa "Preste Atenção!" integra as ações mais amplas do Programa de Recomposição das Aprendizagens dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado em agosto para beneficiar os 140 mil estudantes da rede e tem como objetivos investir em ações de valorização à prevenção, identificar na prática pedagógica possíveis fatores de risco ao desenvolvimento infantil de crianças e estudantes e promover encaminhamentos adequados de acordo com as especificidades de crianças e estudantes, com vistas ao desenvolvimento biopsicossocial e à aprendizagem.

Os diretores das demais regionais estarão na formação ao longo desta semana. Já os professores participarão das formações de 3 a 7 de outubro.

A diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel, frisou a importância do envolvimento dos professores. “O professor em sala de aula é o primeiro agente de observação e atuação”, disse Gislaine.

Praer

O Praer tem como objetivos construir diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática, com base na formação dos profissionais da Educação.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que o programa segue até julho de 2023. “É uma proposta de formação continuada de professores, que complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental, com ênfase aos terceiros e quartos anos e sétimos e oitavos anos, em 2022, e para quartos e quintos anos e oitavos e nonos anos em 2023”, esclarece Maria Sílvia.

“Neste período pós-pandemia é necessário criar novas oportunidades e envolver os profissionais para qualificar e recompor as aprendizagens. A pandemia da Covid-19 foi um período muito penoso, o isolamento, as mortes, as dificuldades chegaram a todos nós. Agora, com o retorno do formato presencial, é o momento de uma retomada, de novas ações”, completou a secretária.

Autor: SME | Fonte: SME