Segundo volume da publicação Revista Veredas on-line está no ar

    Publicado por:  Maria Duarte

Já está disponível, na página da educação, o segundo volume da Revista Veredas Online.

Lançada em julho do ano passado, a publicação reúne produções e trabalhos de servidores da área, que estimulam reflexões teóricas e práticas do campo educacional num incentivo ao desenvolvimento profissional.

O nome faz referência ao programa de formação dos profissionais da rede municipal de ensino curitibana, o Veredas Formativas, que já ofertou mais de 144 mil vagas.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, editora-chefe da revista, destaca que o material beneficia toda a rede.

“O objetivo é fomentar as produções e reflexões no campo da teoria e das práticas pedagógicas, servindo como espaço para o desenvolvimento profissional e de trocas de experiências, além de promover pesquisas, estudos e debates”, afirma Maria Sílvia.

O segundo número da revista aborda como temáticas a formação continuada de professores, tecnologias educacionais, educação ambiental, atividades extracurriculares, exploração dos espaços educativos como forma de aprendizado, entre outros assuntos.

Reflexão

Para a autora de um dos trabalhos, Regina Rosa, professora da rede municipal, a revista é uma oportunidade única e uma experiência de reflexão. “Escrever nunca é uma tarefa fácil, mas me senti motivada a divulgar meu estudo realizado na pós-graduação”, conta ela, que escreveu um relato sobre um portal para cadastro de intenção de vagas na educação infantil.

Para enviar trabalhos basta acessar o endereço https://revistaveredas.curitiba.pr.gov.br/ e fazer um cadastro no portal da Revista Veredas.

Profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e demais interessados externos podem submeter suas pesquisas quantas vezes desejarem, pois a Revista aceita trabalhos em qualquer época do ano.

São aceitas produções textuais em formato de artigo, relatos de experiências, resumos expandidos e resenhas, com conteúdos pedagógicos das áreas de pesquisas realizadas por profissionais e acadêmicos.

A Revista Veredas está em trâmites para receber a identificação internacional pelo protocolo ISSN. 

Prazo

Para aqueles que intencionarem publicações para o próximo número que será lançado em setembro, poderão submeter seus textos até o dia 20 de junho de 2020.

Primeira edição

A primeira edição da Revista Veredas abordou as experiências vividas pelos departamentos e coordenadorias da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba na primeira Expo Educação, realizada no ano passado. 

A Expo é a feira de inovação promovida pela secretaria e representa a Semana de Estudos Pedagógicos, que antes era realizada em formato de palestras e reuniões nas escolas.

 

Autor: SME | Fonte: SME