Secretaria Municipal da Educação é selecionada para participar de programa nacional

Publicado por:  Maria Duarte

A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba foi selecionada para participar do programa Escolas Criativas, idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio das fundações Lemann e Lego.

O Escolas Criativas pretende beneficiar, em todo país, 500 mil crianças, com soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação mais criativa, colaborativa e inclusiva em redes públicas de ensino do Brasil.

Curitiba já havia passado pela fase de entrevistas, com outras redes públicas de ensino, e nesta segunda-feira (14/6) foi selecionada para integrar o programa pelos próximos quatro anos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a seleção da capital do Paraná reflete os investimentos da rede municipal de ensino na consolidação da aprendizagem criativa. “Isso se dá por meio de uma educação disruptiva, que coloca o estudante como protagonista”, pontua Maria Sílvia.

A diretora de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, explica que o próximo passo é selecionar as escolas que participarão do projeto. O programa terá duração de quatro anos e prevê engajar duas turmas. A primeira começa este ano e a outra, em 2022.

Estela elenca os benefícios para a rede municipal. “A integração a uma comunidade ativa com outras redes de ensino e adeptos da aprendizagem criativa no Brasil, o acompanhamento e apoio técnico por parte da equipe da RBAC, o acesso a materiais produzidos especialmente para o desenvolvimento do programa, kit demonstrativo de computação criativa, a visibilidade nacional e internacional das iniciativas e conquistas realizadas pela comunidade escolar”, cita Estela.

Na prática

Praticada de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações nas salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade duradoura na rede municipal de ensino de Curitiba.

Em abril, a Secretaria Municipal da Educação deu mais um passo para manter essa dinâmica nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao assinar Termo de Cooperação Técnica com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa via Fundação Lemann, para a adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município.

Na prática, isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades manterão a linha do "faça você mesmo", estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades, como os projetos desenvolvidos nos faróis.

Lista das secretarias selecionadas

Secretaria Municipal de Educação de Branquinha (AL)
Secretaria Municipal de Educação de Caruaru (PE)
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR)