Rebouças ganha novo CMEI com 110 vagas para a educação infantil

Publicado por:  Maria Duarte

As famílias da Regional Matriz ganharam mais 110 vagas para a educação infantil. O prefeito Rafael Greca entregou, nesta terça-feira (16/5), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ida Hannemann de Campos, na Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 2.256, no bairro Rebouças. A inauguração integra a agenda de comemorações dos 330 anos de Curitiba.

É o 232º CMEI da rede municipal. O 231º foi o Maestrina Esmeralda Rovani, entregue oficialmente no último dia 3, no bairro Ganchinho.

“São 232 CMEIs onde as crianças podem crescer em beleza e sabedoria. Nossa cidade é tão humanitária quanto inteligente”, disse o prefeito.

A nova unidade está em processo de matrícula das crianças, que são chamadas pelo Cadastro Online. Por enquanto, são atendidas 40 crianças, em turmas de berçário e maternal.

O imóvel recebeu uma ampla reforma e adequações que incluem pintura, instalação de trocadores, solários, banheiros, cozinha, lactário, entre outros serviços.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a nova unidade integra a estratégia de ampliação da rede municipal de ensino. “Além de investirmos na construção de CMEIs e contratação de mais Centros de Educação Infantil (CEIs), zelamos pela qualificação dos nossos espaços”, afirmou a secretária.

“É um dia de muita gratidão”, comentou a  diretora do CMEI, Fabiane Werner Pacheco Ferreira.

A filha da artista plástica Ida Hannemann, Heloísa Campos, agradeceu a homenagem à mãe. “Aqui as crianças estão protegidas e nos sentimos muito honrados com a lembrança”, disse Heloísa.

Quem foi Ida Hannemann

O nome da nova unidade homenageia uma das mais representativas artistas da história da arte nacional. Falecida em 2019 aos 97 anos, Ida descobriu que queria seguir carreira nas artes quando desenhou, aos 8 anos, um homem baixinho e barrigudo na calçada.

Aluna de Guido Viaro na década de 1940, ela foi uma das mulheres mais representativas na história da arte paranaense e brasileira e se manteve em plena e intensa produção até o fim da vida em seu ateliê, que ficava em sua casa, no bairro Bom Retiro.

As obras da artista estão no acervo de dois museus paranaenses, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o Museu Oscar Niemeyer.

Presenças

Prestigiaram a inauguração – que contou com apresentação da Banda Lyra - o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Collarino; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; o coordenador de Obras da SME, Guilherme Furiatti Dantas; o chefe do Núcleo Regional da Educação Matriz, Pedro Andrade; e o vereador Mauro Bobato.

Autor: SME | Fonte: SME