Projetos da Prefeitura ganham reconhecimento sustentável em premiação

Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Projetos e ações desenvolvidos por secretarias e unidades da Prefeitura Municipal de Curitiba receberam, na tarde desta quinta-feira (5/9), o Selo Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2019. O evento organizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos em todo Estado.

Os ODS são 17 objetivos definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas para melhorar a qualidade de vida no planeta, entre eles o combate à pobreza, à fome, redução de desigualdades, promoção do crescimento econômico sustentável e promoção da paz, entre outros.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba e sete unidades da rede pública de ensino da capital foram contempladas com o Selo ODS por ações em torno do Desenvolvimento Sustentável. A Educação mantem constante diálogo e debate sobre os ODS nas unidades, promovendo práticas formativas, atividades e experimentações com professores e estudantes.

“As demandas por mudanças de comportamento em prol da sociedade e do meio ambiente estão conduzindo a um repensar da educação e as propostas pedagógicas estão mais centradas no protagonismo”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Além da Secretaria Municipal da Educação, foram contemplados com o selo: a Agência Curitiba de Desenvolvimento, com o Curitiba Empreendedora; Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Formosa, com Ternura da árvore no quintal do CMEI - um encontro com as pessoas que amamos no Dia da Família; Fundação de Ação Social, com os programas Mobiliza e FAS Aprendiz; Imap, com Fala Curitiba e Worktiba; Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, com o Programa Liceu de Ofícios; as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs) dos CMEIs Eraldo Kuster (Pinheirinho), e das escolas Papa João XXIII (Portão), Vila São José (CIC), Maria Nicolas (Santa Quitéria) e Júlia Amaral Di Lenna (Boa Vista), Núcleo Regional de Ensino de Santa Felicidade com o Projeto Rio que te Quero Rindo e o Programa Linhas do Conhecimento com o Projeto Educação para empreendedorismo sustentável.

Na ocasião também foram premiadas ações do Peça por Peça. O Prêmio é destinado a ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de n.º 4 - Educação de Qualidade. A Escola Municipal Marumbi, no Cajuru, recebeu o prêmio

Qualificação Profissional

Pelo terceiro ano consecutivo, três programas da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho também foram premiados com o Selo Sesi ODS por contribuírem para o alcance dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável.

O programa Liceu de Ofícios recebeu o selo por ofertar cursos profissionalizantes gratuitos para a população, principalmente aquela que está em situação de vulnerabilidade social. Os cursos acontecem em toda a cidade.

O FAS Aprendiz capacita adolescentes, de 14 a 17 anos, para que sejam contratos como Jovem Aprendiz. O programa é desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil. O terceiro programa é o Mobiliza voltada ao desenvolvimento humano e de competências necessárias para quem busca o primeiro emprego ou precisa retornar ao mercado de trabalho.

Autor: SME | Fonte: SME