Projeto Pesquisa-Ação fortalece desenvolvimento profissional e acadêmico

    Publicado por:  Maria Duarte

Os servidores da Educação curitibana passam a contar com uma nova ferramenta para o desenvolvimento profissional e acadêmico. É o Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE), que envolve pesquisas, estudos e investigações sob a orientação de Instituições de Ensino Superior (IES). 

O lançamento e a apresentação do projeto às IES foram realizados nesta quinta-feira (23/6), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).  

“Esta aliança tem muito valor para a rede municipal de ensino”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O projeto, instituído pelo Decreto 568/2022, concretiza um amplo processo de articulação entre a Secretaria Municipal da Educação e as IES credenciadas. Para a professora Renata Klos, coordenadora de Pedagogia e Letras da Uni Santa Cruz, a oportunidade é valiosa. “Ficamos muito gratos com esta parceria porque é um momento para nos reinventarmos, será uma troca muito interessante”, avaliou.

A reitora do UniOpet, Adriana Koleski, afirmou que o projeto "traz a universidade e a escola para a conexão que elas precisam ter."

Como funciona

A superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Andressa Pereira, explicou que participam os profissionais do magistério municipal em efetivo exercício nas unidades educacionais, professores e pedagogos, da educação infantil, do ensino fundamental, da educação especial e da EJA.

“Os interessados apresentarão projetos, individualmente ou em grupos de até três componentes, em consonância com o plano de ação da unidade educativa e que possuam efetiva aplicabilidade com as crianças e estudantes”, esclareceu Andressa. Serão classificados até 500 projetos.

Além do Edital de Credenciamento de Instituições de Ensino Superior, na segunda-feira (27) estará disponível o edital para os professores.

Presenças

Também participaram do evento de lançamento o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich;  a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolson de Muniz; o diretor de graduação do campus de Curitiba da UTFPR, Marcelo Souza Motta; a pró-reitora da Ensino da Unespar, Marlete dos Anjos Silva Schaffrath; a reitora Adriana Koleski (UniOpet); a professora Hellen Cristina Gonçalves, do Instituto Federal do Paraná; o professor Reginaldo Rodrigues da Costa (PUC-PR); a professora Elisângela Karine Martins (Universidade Positivo); professora Dinamara Machado (Uninter); e a coordenadora do Curso de Pedagogia da Unifacear, Adriana Pereira dos Santos.

Veredas Formativas

O principal programa de desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino é o Veredas Formativas. Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.

O Veredas ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional ao longo de 2021. O programa foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

Autor: SME | Fonte: SME