Programa é destaque no banco de experiências das Cidades Educadoras

Publicado por:  Maria Duarte

O programa Linhas do Conhecimento - que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com propostas pedagógicas, culturais e lúdicas nos espaços da cidade – agora também integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras.

O Linhas totalizou 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores, desde sua criação, em 2017, até março do ano passado, início da pandemia.

Com o isolamento gerado pela pandemia do novo coronavírus, as propostas do Linhas têm sido disponibilizadas em videoaulas da TV Escola Curitiba.

“Conhecer as raízes, a história de Curitiba e zelar pelo bem comum. O Linhas traz essa semente do pertencimento, do amor pela cidade, que é muito importante”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Responsabilidade

Desde outubro de 2019, Curitiba integra oficialmente o seleto grupo de Cidades Educadoras. São 514 cidades associadas em 34 países.

A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.

O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.

Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local. O movimento surgiu em Barcelona, na Espanha.

Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.

Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial.

Prêmios

Em 2019, o Linhas foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional.

No ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação foi a vencedora do Prêmio Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS na categoria poder público municipal. A Prefeitura de Curitiba também recebeu o selo ODS pelo Linhas do Conhecimento e pelo Projeto de Robótica nas escolas. A Secretaria Municipal de Educação também conquistou o 2.º lugar na votação Escolha do Público.

Saiba mais sobre o Linhas e confira os matérias pedagógicos do programa EM https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267

Autor: SME | Fonte: SME