Profissionais e comunidade podem participar do PIQ pela internet

Publicado por:  Maria Duarte

A Secretaria Municipal da Educação disponibiliza, no site da Educação, o preenchimento dos formulários dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade (PIQ) das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

A ação começou pelas escolas, no último dia 16 (confira o cronograma completo abaixo).

O PIQ é um instrumento avaliativo que permite às escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) conhecerem e equalizarem o desempenho de seus processos internos, buscando a qualidade da educação.

“Essa avaliação institucional fundamenta-se na reflexão sobre todos os processos que envolvem a organização de cada unidade, sejam administrativos, financeiros, estruturais, pedagógicos e socioculturais. Tanto profissionais quanto as famílias das crianças e estudantes devem participar, contribuindo, a partir desse diagnóstico, para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem”, explica a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira.

Para acessar, é só clicar no banner do PIQ na página da Educação. A autenticação é feita pelo e-Cidadão.

Na sequência, deve ser selecionada a regional onde está localizada a unidade educacional. Em seguida é só clicar sobre o nome da escola, CMEI ou CMAEE e aparecerão as questões a serem respondidas.

Profissionais

Professores com dois padrões (ou um padrão e RIT) na mesma unidade respondem apenas um questionário; professores com dois padrões em unidades diferentes preenchem um formulário por unidade; professores com RIT em unidade diferente do padrão não preenchem na unidade do RIT.  Os demais profissionais da unidade respondem apenas um questionário.

Comunidade

Pais, mães ou responsáveis preenchem uma pesquisa por unidade, independentemente do número de crianças/estudantes. E, no caso de filhos em unidades diferentes, responderão um formulário por unidade.

Confira o cronograma:

O formulário para as Escolas estará disponível para preenchimento entre 16 a 31/10/2021

Para os CMAEEs estará disponível somente de 25/10 a 07/11

Para os CMEIs estará disponível de 06 a 21/11