Professores têm capacitação em cidadania socioambiental

    Publicado por:  Maria Duarte

Um grupo de 20 professores do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação participou, nesta terça-feira (2/8), de uma capacitação na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli (antiga Unilivre), inaugurada em junho.

Professores dos Departamentos de Educação Infantil e de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, bem como de várias Coordenadorias da Educação, também terão vivências ao longo desta semana, para contribuírem com a elaboração de uma Trilha Pedagógica sobre o elemento Água, entrelaçando conhecimentos sobre Educação Ambiental e os conteúdos dos componentes curriculares e campos de experiências. No final deste mês, crianças e estudantes começam a ter aulas de campo no local pelo Programa Linhas do Conhecimento.

As capacitações no novo local começaram no fim de julho, com a participação de 40 servidores das secretarias do Meio Ambiente e da Educação. Os temas abordados foram recursos hídricos, limpeza pública, proteção animal, áreas verdes e unidades de conservação.

“O trabalho integrado do Meio Ambiente com a Educação permite diversas possibilidades e somente a visita ao local já é uma grande experiência ambiental”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A professora Marise Jeudy Moura de Abreu, do Núcleo de Gestão da Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação, explica que a Escola de Sustentabilidade dá suporte à formação da cidadania socioambiental, com ênfase na sustentabilidade, autonomia e valores como solidariedade, respeito, cuidado e responsabilidade com o ambiente.

“Escolas e CMEIs, bem como a população, podem desfrutar de mais um espaço onde as temáticas socioambientais são desenvolvidas por meio de trilhas pedagógicas, exposições, formações continuadas e outras ações”, observa.

A servidora Natacha Souza das Neves Prosdócimo, responsável pelos agendamentos na Escola de Sustentabilidade, explicou que o local conta com um Farol Móvel, que enriquecerá as atividades.

“As crianças podem olhar amostras da água no microscópio, além de aprender sobre as espécies de plantas que temos aqui, por exemplo”, comentou Natacha.

 

A Escola de Sustentabilidade foi inaugurada em junho pelo prefeito Rafael Greca, com a presença da Família FolhasPromove cursos e capacitações sobre temas ambientais, com a parceria da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). 

As inscrições são feitas pelo portal Aprendere ou diretamente no local, conforme o tipo de curso ofertado. A programação é divulgada à comunidade pelo site e redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

Informações pelo e-mail educambiental@curitiba.pr.gov.br e pelos telefones 3350-9272 e 3350-8508.

Autor: SME | Fonte: SME