Professores recebem homenagens por dedicação à qualidade do ensino durante a pandemia

    Publicado por:  Maria Duarte

Os professores da rede municipal de ensino de Curitiba receberam, pelo segundo ano consecutivo, homenagens pela dedicação à qualidade do ensino durante o período de pandemia da covid-19.

Foram entregues a eles menções honrosas em cerimônia realizada nesta quarta-feira (15/12) no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura.

Devido ao isolamento, o ensino foi mantido no formato exclusivamente remoto até julho deste ano. A partir daí, as crianças começaram a retornar, primeiro em grupos no formato híbrido e depois com a opção do totalmente presencial.

A opção do ensino remoto segue, mas apenas 20% do total permanece nesse modelo, com videoaulas pela TV Escola Curitiba e kits pedagógicos.

Os certificados de honra do mérito foram entregues pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a um grupo de educadores das dez regionais, que representou todos os profissionais da Educação curitibana.

“Após 21 meses de pandemia, a casa está arrumada. Avançamos para o ano novo com grande força. O ano de 2022 marcará os 200 anos de independência do Brasil, e a verdadeira independência nasce da educação, da plena cidadania”, declarou o prefeito.

A secretária destacou a dedicação e os esforços de todos os profissionais da área para garantir que uma educação de qualidade chegasse à casa de todas as famílias.

“Vencemos as dificuldades, porque temos 140 mil estudantes que merecem todo nosso respeito”, disse Maria Sílvia.

A diretora Raqueli Fernandes Couras, do CMEI Arnaldo Bertone, no bairro Sítio Cercado, foi uma das profissionais presentes no evento. Ela conta que hoje o sentimento é de gratidão.

“Apesar do isolamento, a pandemia nos aproximou como seres humanos, estreitou vínculos. Nossas relações foram além do pedagógico, foram humanitárias. Cuidamos uns dos outros. Ligamos para saber que dificuldades as famílias tinham, se a avozinha havia saído do hospital, se as crianças estavam bem. Foi desafiador, mas hoje só tenho a agradecer”, contou Raqueli.

No CMEI Arnaldo Bertone, a maioria das crianças já voltou ao presencial. Dos 226 matriculados, só 38 seguem no remoto, recebendo kits de alimentação e kits pedagógicos.

Presenças

Também participaram o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino, além dos chefes dos Núcleos Regionais e diretores.

Autor: SME | Fonte: SME