Professores de educação infantil assinam contrato com a Prefeitura

Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Participantes do processo seletivo simplificado (PSS) para a função pública de professor de educação infantil assinaram, nesta sexta-feira (6/9), o contrato individual de trabalho, válido por um ano. Divididos em dois grupos (manhã e tarde), ao todo, foram chamados 69 professores que atenderam aos requisitos do edital do PSS.

Os profissionais foram recebidos por representantes das secretarias de Administração e de Gestão de Pessoal e da Educação no Núcleo de Gestão de Pessoal da Secretaria da Educação, no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória.

A partir de segunda-feira (9/9), durante três dias, eles participam de uma formação inicial na Secretaria da Educação. Outras formações serão oferecidas enquanto eles estiverem trabalhando nas unidades da Prefeitura de Curitiba.

Antes da assinatura dos contratos, uma equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal leu cuidadosamente o documento e esclareceu as dúvidas dos professores.

Chamados por ordem de classificação, eles puderam escolher a unidade na qual vão trabalhar, conforme a disponibilidade.

Estes professores começam a atender as crianças dos centros municipais de educação infantil (CMEI) nos próximos dias.
Professora há 23 anos, com especialização em jardim de infância, Lucimara Pasqualin, 58 anos, foi a segunda a escolher a unidade. Ela vai trabalhar no CMEI Santa Guernert Schier, no bairro Guaíra, perto de onde mora.

“A contratação pelo PSS foi um presente pra mim. Estava desempregada havia dois meses. Estou realizada com a possibilidade de trabalhar na rede pública, pois sempre trabalhei em escolas particulares. A possibilidade do PSS nos incentiva a sempre progredir”, disse Lucimara.

Aos 37 anos, o professor Ivan Marçal Pereira lecionou em Almirante Tamandaré, onde mora, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, cidades da Grande Curitiba. “Fui professor regente desde 2002. Recentemente, estava dando aulas particulares. Agora vou trabalhar no CMEI Heloina Greca, no Pilarzinho”, contou o professor, animado com o novo projeto.

Todos os CMEIs funcionando

Em nome do prefeito Rafael Greca, a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, deu as boas-vindas aos professores, durante a reunião da manhã.

“Vocês são muito esperados porque um dos objetivos da gestão é ter todos os CMEIs em funcionamento. Estamos felizes com a possibilidade de atender a nossa população”, disse a secretária.

Maria Silvia lembrou ainda que os novos professores de educação infantil contratados pelo PSS vão participar de um trabalho diferenciado. “Teremos nos 18 CMEIs que vamos abrir o Berçário da Inovação, espaço de pesquisa, criatividade e inovação destinado às crianças de 0 a 3 anos”, explicou.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, que também conversou com os professores contratados, destacou que, com a contratação deles, muitas crianças vão poder ingressar nas unidades.

“Nesta formação inicial vamos trabalhar as atribuições dos professores de educação infantil na nossa rede, as necessidades e as rotinas de todas as turmas, desde o berçário até o pré, pois eles poderão lecionar em qualquer uma das turmas”, completou.

Regime especial

Os professores contratados pelo PSS, denominada contratação por regime especial, assinam o contrato por um ano e poderão ter o vínculo renovado por mais um período.

Além dos professores contratados, mais candidatos classificados estão sendo convocados para a etapa de entrega da documentação exigida no edital do PSS. A entrega da documentação será entre os dias 10 e 16 de setembro.
Prefeitura convoca mais 450 classificados do PSS para professor

Todos os candidatos estão sendo chamados de acordo com a ordem de classificação. Há 256 vagas para este PSS.

Autor: SME | Fonte: SME/RH