Prefeitura dá início à renovação de mobiliário na rede de ensino. Valor é de R$ 40 milhões

Publicado por:  Maria Duarte

As unidades da rede municipal de ensino de Curitiba começaram a receber móveis, materiais, brinquedos e equipamentos novos, como parte de uma iniciativa inédita de renovação do mobiliário. O montante total investido será de R$ 40 milhões.

As compras são feitas pela Secretaria Municipal da Educação conforme a necessidade das escolas ou creches – cada uma elencou os itens que precisa receber.

São armários, gaveteiros, sofás, aparelhos de TV, lava-roupas, micro-ondas, cadeiras, jogos educativos, carteiras, brinquedos, panelas, material de escritório, entre outros.

“As nossas escolas estão sendo atendidas em todas as suas necessidades, as próprias comunidades escolares nos disseram o que precisavam”, explicou o prefeito Rafael Greca.

A primeira unidade a receber os móveis foi a Escola Municipal Papa João XXIII, da Regional Portão, nesta quarta-feira (3/11). Fundada em 1963, é a primeira escola da rede municipal de ensino de Curitiba. Somente para essa unidade foram entregues, inicialmente, R$ 245.775,86 em materiais, e posteriormente será encaminhada a complementação dos itens solicitados, no valor de mais R$ 194.986,94, o que totaliza R$ 440.762,80 em 145 itens.

As demais escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) receberão o mobiliário e equipamentos nos próximos meses.

Os Núcleos Portão, Cajuru e CIC recebem os itens ainda este ano. As demais regionais, em 2022.

A secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, destacou que a iniciativa é histórica e vai atender toda rede. “Todas as unidades ficarão perfeitamente qualificadas para receber nossos estudantes”, destacou Maria Sílvia. Ela explicou que, antes desta renovação geral, as compras eram pontuais, um móvel era substituído caso quebrasse, por exemplo.

“Fiquei muito feliz hoje, é tanta coisa nova”, comemorou o estudante Alan dos Santos, 4º ano.

Para o diretor da Escola Municipal Papa João XXIII, Fabiano Pereira Medeiros, o momento é de gratidão. “Só temos a agradecer, isso é muito importante para nossa escola”, disse Fabiano.

Presenças

Também estiveram presentes à entrega dos equipamentos o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Woellner Duarte Pereira; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; a diretora do Departamento de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize; a chefe do Núcleo da Educação do Portão, Denise Lipinski; o gerente da Adequação Rede Física, Emerson Luiz Baude; a gerente do Almoxarifado, Keller Ventura; o gerente da Manutenção, Bruno Gonçalves; e a ex-diretora da escola, Sueli Terezinha Schleumer Kosowski.

Próximas escolas da Regional Portão a serem contempladas

• CMAEE Prof Maria Julieta Malty
  • Adriano Robine
  • Ali Bark