Mais de sete mil videoaulas já foram gravadas desde o início da pandemia

Publicado por:  Maria Duarte

Desde o início da pandemia, mais de sete mil videoaulas já foram gravadas pelos professores da rede municipal de Curitiba para a TV Escola Curitiba, que entrou no ar em 13 de abril de 2020 pela tevê aberta – canais 9.2, 4.2 e 16.4 - e no YouTube.

Esta semana, o canal ultrapassou a marca dos 150 mil inscritos. São mais de 39,8 milhões de visualizações.

A TV Escola foi criada com o objetivo de garantir o acesso ao ensino durante a pandemia da covid-19, pelo formato remoto.

As videoaulas são produzidas pelas equipes da Educação Infantil e do ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.

O conteúdo faz parte do currículo da rede municipal de ensino de Curitiba e é ministrado por professores da rede municipal para a pré-escola, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) fase I.

O ensino remoto inclui as videoaulas e as atividades dos kits pedagógicos, preparados pelos professores das turmas, que a cada 15 dias as famílias retiram nas unidades.

Cadernos de Transição

Este ano,  os profissionais da rede municipal contam com os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição, elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação, com base na produção do ano letivo de 2020.

O material, feito pelo Departamento de Ensino Fundamental com base na aprendizagem de 2020, está disponível no site da Educação.

Os cadernos subsidiam o trabalho do professor. E cada um trabalha os conteúdos conforme a necessidade de seus estudantes.

Propostas exclusivas

Em abril deste ano, em seu aniversário de um ano, a TV Escola trouxe novidades, com a inclusão de propostas exclusivas para as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, como o projeto Mãos da Massa (economia doméstica), Embaixadores do Futuro, Práticas de Língua Estrangeira, entre outros.

Para estudantes das turmas do 6º ao 9º ano, o material do currículo regular é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná (Aula Paraná, nos canais 7.2, 7.3 e 7.4).

Já o material exclusivo da TV Escola Curitiba para esse público está o YouTube e na Evangelizar (16.4).

Inclusão

Também estão disponíveis, todos os sábados, conteúdos com adaptação pedagógica para os estudantes em inclusão.

As adaptações são feitas com base nas videoaulas da semana, para que atendam às necessidades dos estudantes que têm maior dificuldade de acompanhar e realizar as atividades propostas.

As aulas da rede pública municipal seguem no formato exclusivamente remoto por tempo indeterminado. A retomada das aulas presenciais depende das avaliações das autoridades de saúde.

Veja a grade semanal:

Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura

Autor: SME | Fonte: SME