Mais de sete mil crianças foram beneficiadas em 15 anos do Mama Nenê

    Publicado por:  Maria Duarte

programa Mama Nenê, que incentiva o aleitamento materno em Curitiba, completa 15 anos com mais de sete mil bebês e crianças beneficiados. Todos os 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba participam.

O programa oferece espaços acolhedores, dentro das unidades educacionais, para as mães amamentarem. Também oferta cursos de formação a diretores, pedagogos e profissionais que trabalham nos berçários e lactaristas e possibilita que bebês sejam alimentados com o leite materno armazenado e oferecido pelos profissionais (na impossibilidade de a mãe amamentar no CMEI).

Para marcar a data, o Departamento de Educação Infantil preparou o caderno Programa Mama Nenê: Pelo Direito à amamentação, lançado nesta terça-feira (30/8) durante um evento que reuniu diretoras das unidades e Núcleos Regionais.

O caderno apresenta o histórico do programa e traz dados sobre a importância do aleitamento materno, dicas de amamentação, orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), imagens dos espaços de amamentação dos CMEIs de Curitiba, relatos de mães que amamentam ou amamentaram, além de orientações para a estruturação do Espaço Mama Nenê.

“Este novo material é fruto de um trabalho coletivo, que traz a voz das crianças e das famílias, um trabalho artesanal, mas com muita pesquisa científica”, afirmou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, destacou que a amamentação auxilia no desenvolvimeto do sistema imunológico da criança e reduz as taxas de mortalidade infantil. “O Mama Nenê é muito importante nessa batalha pela saúde das crianças e a educação terá sempre uma aliada na saúde”, disse Beatriz.

Bonnye dos Santos Machado, mãe da Sofia dos Santos Silva Machado, frisou a importância da amamentação. “Assim ela fica mais saudável”, disse Bonnye.

Para a diretora de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Kelen Patrícia Collarino, os resultados do Mama Nenê são mais um motivo de comemoração para a educação infantil curitibana. “A chegada dos Faróis Móveis aos nossos CMEIs e o novo piso salarial também nos alegram muito”, pontuou Kelen.

O evento teve também a participação da superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; da enfermeira Karin Madeleine Godarth; do palestrante convidado Nélio Spréa, que fez o acolhimento aos convidados com performance musical (acalantos, parlendas e cantigas de ninar tradicionalmente dirigidas aos bebês); além de mães atendidas nos espaços do Mama Nenê.

Autor: SME | Fonte: SME