Mais de 400 curitibinhas são medalhistas em olimpíada nacional de astronomia

Publicado por:  Maria Duarte

Trintas e cinco escolas e 410 estudantes da rede municipal de ensino foram medalhistas da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Para homenagear estudantes e professores envolvidos, a Secretaria Municipal da Educação organizou uma mostra nesta terça-feira (22/11), na Unicesumar, no Portão, onde as crianças demonstraram seus protótipos de foguetes.

“É muito legal participar e aprender coisas novas”, disse Kauany Queiroz, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Germano Paciornik.

“Aprendi sobre o movimento de rotação”, completou a colega Maria Júlia Fernandes. A irmã de Maria Júlia, Ana Beatriz Fernandes, do 4º ano, também é medalhista. “Estudei e aprendi muita coisa nova”, disse a menina.

“É muito importante fomentar a ciência, em ações como esta. Vocês são nossos cientistas. Nosso número de medalhistas subiu de 138 para 410, desde 2017”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Parte dos estudantes envolvidos na OBA são do ensino integral. A gerente de Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano, destacou a importância da participação. “Foram mais de cinco mil participações, mesmo que nem todos sejam medalhistas, participar e aprender é o mais importante”, disse Michelle.

A OBA e a MOBFOG são eventos nacionais realizados anualmente e abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de estudantes. Participam estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até do último ano do Ensino Médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do Ensino Superior.

Autor: SME | Fonte: SME