Inscrições para o projeto Pesquisa-Ação seguem abertas até dia 29

    Publicado por:  Maria Duarte

 

Profissionais da rede municipal de ensino podem se inscrever na edição 2023 do Projeto Pesquisa-Ação na Escola (PAE) até o dia 29 deste mês.

É só clicar aqui.

Criado no ano passado pela Secretaria Municipal da Educação, o projeto recebe este ano investimentos de R$ 5 milhões e permite a continuidade das pesquisas iniciadas no ano passado, bem como o início de novos.

O PAE tem por objetivo propiciar aos profissionais da educação, desenvolvimento profissional e científico, por meio de investigações, estudos e pesquisas, concretizando um processo de articulação entre a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e as Instituições de Ensino Superior credenciadas.

Já estão credenciadas este ano a PUCPR, a UFPR, a UNESPAR, a UNINTER e a UNIDOMBOSCO.

“Esta ação viabiliza tanto as pesquisas dos nossos professores como o trabalho dos professores das universidades. É a pesquisa da prática, um casamento perfeito que traz luz para muitas das nossas questões”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Participam os profissionais do magistério municipal em efetivo exercício nas unidades educacionais, professores e pedagogos, da educação infantil, do Ensino Fundamental, da educação especial e da EJA.

Os interessados apresentam projetos, individualmente ou em grupos de até três componentes, em consonância com o plano de ação da unidade educativa e que possuam efetiva aplicabilidade com as crianças e estudantes.

Os profissionais participantes do projeto receberão subsídios teóricos e metodológicos, aliando ensino-pesquisa-extensão, para analisarem, reavaliarem e efetivarem as propostas indicadas nos projetos de forma a possibilitar diferentes experiências às crianças/estudantes, por meio de metodologias inovadoras.

Em 2023, serão contemplados até 500 projetos contando com a participação de até 1.500 profissionais da Rede Municipal de Ensino, entre eles: profissionais do magistério e professores da Educação Infantil que estão em efetivo exercício nos CMEIs, Escolas Municipais, CMAEEs e Faróis do Saber e Inovação das Escolas Municipais.

Autor: SME | Fonte: SME