Inclusão: Veredas Formativas oferta curso de Libras

    Publicado por:  Maria Duarte

De maio a outubro, o programa Veredas Formativas da Secretaria Municipal da Educação oferta curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da rede municipal de ensino. Serão quatro turmas.

As formações são realizadas no Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) Elizete Matos, anexo à Escola Municipal Batel, no centro da cidade.

“Este curso vem sendo esperado há anos pelos professores”, comenta a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel.

O Veredas Formativas, programa de formação profissional da Educação, ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional ao longo de 2021. Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o programa permite que cada profissional da rede de ensino escolha como fazer a formação continuada.

“O Veredas foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional. Cada um escolhe seu itinerário para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira”, ”, conta Maria Sílvia.

Durante a pandemia da covid-19, as formações foram realizadas on-line, inclusive as edições de 2020 e 2021 da Expo Educação foram digitais, com recordes de inscrições, ultrapassando 94 mil inscritos em 2021.

Revista

O Veredas também tem sua própria publicação on-line. É a Revista Veredas On-line.

Desde 2019, a publicação reúne produções e trabalhos de servidores da área, que estimulam reflexões teóricas e práticas do campo educacional como forma de incentivo ao desenvolvimento profissional.

Acesse aqui.

Para se inscrever no curso de Libras, acesse o portal ou o app Veredas.

Autor: SME | Fonte: SME