Fornecimento dos kits de alimentação escolar de setembro começa dia 13

    Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Começa na próxima segunda-feira (13/9) o fornecimento dos kits suplementares de alimentação escolar do mês de setembro, destinado às famílias das 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino. O cronograma vai até 30 de setembro.

Com a volta do formato híbrido de aulas, os kits suplementares continuam atendendo todos os matriculados, entregues durante um período maior do mês, atendendo a dois públicos: os grupos A e B do formato híbrido e os estudantes do formato exclusivamente remoto.

“Organizamos as entregas de maneira a evitar aglomerações e seguimos garantindo a segurança alimentar de todos, independentemente do formato de ensino escolhido. Os kits serão fornecidos ao longo de duas semanas, contemplando os grupos A e B do híbrido e as crianças e estudantes do ensino remoto”, esclarece a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Quem está no ensino híbrido receberá a alimentação na escola, durante as aulas presenciais, e o kit suplementar deve ser retirado pelos familiares para o período em que acompanha as videoaulas, em casa.

Além dos alimentos, são entregues os kits pedagógicos, compostos de diversas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores das unidades a partir das videoaulas, são retirados quinzenalmente nas unidades pelas famílias. Desde o início da pandemia, mais de 2,5 milhões de kits pedagógicos já foram entregues.

Retirada

Os kits têm como objetivo suprir as necessidades nutricionais das crianças e estudantes enquanto durar a pandemia. Entre 13 e 24 de setembro, as famílias poderão retirar os kits no dia programado na própria unidade de ensino em que a criança está matriculada, conforme o cronograma por regionais (abaixo), no período das 10h às 17h. 

Têm direito à alimentação escolar todas as famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba - escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Neste último caso, apenas para as crianças que entram em vagas ofertadas pela Prefeitura. O fornecimento aos CEIs ocorrerá entre 24 e 30/9, segundo cronograma de cada unidade.

É fornecido um kit por estudante. As retiradas são organizadas pelas equipes das unidades dentro das normas sanitárias necessárias na pandemia, com distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos. Para garantir a segurança de todos, as unidades estão equipadas com tapetes sanitizantes e totens de álcool gel 70%.

Balanço

As famílias das crianças e estudantes da rede municipal de ensino já receberam, desde o início da pandemia da covid-19, no ano passado, cerca de 1,6 milhão de kits de alimentação escolar.

Eles incluem itens como arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, frutas, legumes e tubérculos (os hortifrútis variam conforme a estação).

Cronograma de entrega de kits em setembro – Escolas e CMEIS

Grupo A (híbrido e remoto) - 13 a 17/9

Segunda-feira (13/9): Boa Vista e Santa Felicidade
Terça-feira (14/9): Portão e Bairro Novo
Quarta-feira (15/9): CIC e Matriz
Quinta-feira (16/9): Tatuquara e Pinheirinho
Sexta-feira (17/9): Boqueirão e Cajuru

Grupo B (híbrido e remoto) - 20 a 24/9

Segunda-feira (20/9): Boa Vista e Santa Felicidade
Terça-feira (21/9): Portão e Bairro Novo
Quarta-feira (22/9): CIC e Matriz
Quinta-feira (23/9): Tatuquara e Pinheirinho
Sexta-feira (24/9): Boqueirão e Cajuru

Autor: SME | Fonte: SME