Farol Móvel: Jequitibá é tema de pesquisa em CMEI no Sítio Cercado

    Publicado por:  Maria Duarte

A árvore que dá nome ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jequitibá, no bairro Sítio Cercado, também foi o tema da pesquisa da turma do pré para o primeiro projeto do Farol Móvel da unidade, entregue nesta terça-feira (21/6).

Ao perguntarem para a professora o que significava o nome do CMEI, as crianças decidiram plantar no jardim uma muda da espécie, que pode ultrapassar os 30 metros de altura.

“A gente aprendeu que jequitibá é uma árvore, uma árvore linda e gigante, e é só cuidar dela que ela vai crescer”, explicou Mirella Gonçalves.

“E olha, também estamos vendo outras sementes”, disse, mostrando imagens no tablet. O colega Luiz Gustavo de Almeida não tirava os olhos das lentes do microscópio, encantado com o fato de poder ver tudo “gigante”.

Para a diretora do CMEI, Patrícia Cristina Gomes, a novidade traz novas possibilidades para as 144 crianças atendidas na unidade. “Gratidão pelo apoio a nossas atividades”, disse Patrícia.

Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, livros, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos e alfabeto imantado.

Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade, permitindo diversas atividades com as turmas de berçário, maternal e pré.

A novidade representa, nas unidades, espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada. Todos os 230 CMEIs receberão o equipamento, ao longo dos próximos meses. Quinze já foram entregues desde março.

“O Farol Móvel traz possibilidades e luz para alguns fundamentos essenciais à infância e ao direito de nossas crianças, com o elo do uso da tecnologia, com os princípios presentes nos ateliês, convidando a criação de contextos favoráveis à divulgação de ideias”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Presenças

Participaram também a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich, a chefe do Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo, Rita Zem, além de diretores de unidades da regional e a comunidade escolar do CMEI Jequitibá.

Autor: SME | Fonte: SME