Experiências educativas reafirmam compromisso com os ODS

    Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Nesta última quarta-feira (25/9), países de diversas regiões se mobilizaram para comemorar a adesão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em um dia global de ação para a realização dos ODS. Em Curitiba, centenas de unidades educacionais da rede municipal também aderiram ao movimento com ações promovidas pelo Programa Linhas do Conhecimento a fim de reafirmar o compromisso com o Desenvolvimento Sustentável.

Intitulado “Dia Global de #Act4SDGs”, a data coincidiu com a abertura do Assembleia Geral da ONU e motivou a divulgação da Semana Global do #Act4SDGs. A campanha lança um chamamento global aos cidadãos, às instituições e às organizações de todo o mundo para executar ações globais afim de reafirmar o compromisso global para atingir os ODS.

“Esta campanha global é uma oportunidade para seguirmos demonstrando que somente a união de ações e o compromisso do cidadão com a sustentabilidade são capazes de tornar realidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma a gerente do Programa Linhas do Conhecimento, Scheilla Maria Orlosqui. 

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de todas as regiões da cidade foram convidadas a compartilhar, entre as comunidades, suas experiências de sucesso, promovidas por meio do programa Linhas do Conhecimento, para melhorar as condições de desenvolvimento e sustentabilidade, assegurando melhores condições de vida no Planeta.

“Nós abrimos um repertório de experiências que levam conscientização e despertam interesse de estudantes, profissionais e famílias curitibanas em proteger e cuidar melhor do espaço em que vivem”, afirma Scheilla Maria Orlosqui, Gerente do Programa Linhas do Conhecimento.

Entre as práticas e ideias em prol da sustentabilidade, estão as hortas comunitárias, trabalhos com reciclagem, alimentação saudável, descarte correto do lixo, cultivo de pomares, entre outros.

O bem-estar do Planeta e os ações que promovam o intercâmbio dos ODS também prevê o diálogo entre diferentes gerações e foi com esse propósito que estudantes da Escola Municipal Herley Mehl, no Pilarzinho, se uniram a um grupo de idosos que frequentam o Clube da Gente da Regional Boa Vista para trocarem experiências sobre cuidados que envolvem o homem e o local que habita.

Em um dos encontros estudantes e idosos realizaram atividades físicas para aprender sobre saúde, qualidade de vida e a importância de assegurar o que faz bem para o corpo humano.

Já na Escola Municipal Noely Simone de Ávila, no Rebouças, o Projeto João de Barro levou aos estudantes e a comunidade local lições sobre lixo e seu impacto ambiental. Entre as diversas ações propostas o projeto tem como meta a construção de uma casateca, uma casa construída de forma sustentável, com caixas de leite, com apoio do Colégio Medianeira.

Semana Global do #Act4SDGs

A Semana Global do #Act4SDGs, acontece de 20 a 30 de setembro, reúne apoio público aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conectando ações que ocorrem em milhares de cidades e comunidades em todo o mundo, enquanto líderes mundiais se reúnem em Nova York para cinco cúpulas da ONU.

 

Autor: SME | Fonte: Linhas do Conhecimento