Estudantes da rede municipal terão videoaulas

    Publicado por:  Maria Duarte

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino que estão em isolamento em casa, devido ao coronavírus, terão conteúdo por videoaulas que serão veiculadas pela Paraná Turismo, canal 9.2 UHF.

As aulas começam a ser veiculadas na segunda-feira (13/4), às 8h.

É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.

Como o período de suspensão do atendimento na rede municipal de ensino será ampliado até 2/5, devido à pandemia, a partir da semana que vem será oferecido material pedagógico especial, no formato de videoaulas. A prorrogação do prazo de suspensão das aulas está publicada no decreto 516, publicado no Diário Oficial do Município do dia 8/4.

A suspensão das aulas abrange escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas.

O conteúdo, ministrado por professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido para o público da pré-escola, do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o conteúdo será o produzido pelo Governo do Estado.

As aulas, dentro do currículo da rede, foram preparadas pela equipe técnica dos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os estudantes terão que registrar o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas. Para isso serão distribuídos, às famílias que precisarem, folhas, cadernos, lápis, enfim, o material necessário para anotações.

Confira como ficou a grade, que pode ser adaptada conforme a necessidade:

Segunda-feira: língua portuguesa, matemática e educação física

Terça-feira: história, arte e direitos humanos

Quarta-feira: ciências geografia e educação física

Quinta-feira: português, ensino religioso e práticas da educação integral

Sexta-feira: matemática, portuguesa e robótica

Sábado: matemática, língua portuguesa e literatura

Precauções

Inicialmente, a suspensão de aulas – com antecipação do recesso escolar do mês de julho – iria até 12/4, com retorno de aulas na segunda-feira, dia 13/4.

“Porém, neste momento é necessário mantermos o isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde”, reforça a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Reposição

A suspensão de 23/3 a 12/4 é considerada antecipação do recesso escolar de julho, portanto não há necessidade de reposição. Porém, para a prorrogação da suspensão – de 13/4 a 2/5 - será feita reposição posteriormente, com o objetivo de assegurar o cumprimento das 800 horas/aula, conforme autorizado pela Medida Provisória 934, de abril deste ano. A Secretaria Municipal da Educação fará as adequações do calendário escolar e orientará as unidades.

A rede municipal de ensino curitibana atende atualmente cerca de 145 mil estudantes. São 185 escolas e 230 CMEIs, além de 95 Centros de Educação Infantil contratados.

Autor: SME | Fonte: SME