Escola integral Metry Bacila, em construção no norte de Curitiba, vai beneficiar 300 famílias

    Publicado por:  Maria Duarte

Está em fase final de construção pela Prefeitura de Curitiba a nova Escola Municipal Metry Bacila, no Jardim Aliança, bairro Santa Cândida, ao lado do Residencial Aroeira. A unidade terá capacidade para 300 estudantes do Ensino Fundamental, no período integral.

O investimento é de R$ 6,9 milhões. Toda a parte estrutural já foi executada, além dos serviços elétricos e hidráulicos. Neste momento, a equipe trabalha nos acabamentos, na pavimentação do estacionamento e na implantação da calçada.

A obra foi iniciada no ano passado, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto arquitetônico que segue modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com implantação da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Localizado na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, o imóvel tem 1.919,22 m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores, equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado e depósito. A escola também terá dois pátios e uma quadra esportiva coberta.

“Esta unidade integra nossa estratégia de expansão da oferta de ensino integral, que já abrange 172 das 186 unidades. Até o fim deste ano, todas as escolas terão pelo menos parte das turmas com oferta do tempo integral”, esclarece a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Estamos na reta final da construção da escola, que fica ao lado do Residencial Aroeira, no extremo norte de Curitiba, na divisa entre Colombo e Almirante Tamandaré. Um terreno muito especial, no alto, que está recebendo uma imponente edificação, onde cada detalhe está sendo cuidadosamente averiguado para garantir a melhor qualidade de estrutura voltado à educação”, pontua Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Pavimentação

Na mesma região onde a escola está sendo construída a Prefeitura executou obras de pavimentação. Foram contempladas com obras de asfalto e infraestrutura de drenagem os moradores das ruas Valquíria Cavalcante da Silva, Wallace Landall, Helena Valesco Manika, Alayde M. da Cruz e Serapião da Cruz.

Homenagem

O professor, médico e cientista Metry Bacila (1922/2012) foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica. Em 1984, implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz. Também chefiou laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica.

Recebeu muitos prêmios e deixou diversas publicações, entre as quais o livro Bioquímica Veterinária. Lecionou também, na Faculdade de Medicina de Jundiaí, na Universidade Federal de Santa Catarina e em diversas universidades americanas na categoria de professor visitante. Foi Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná, Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o primeiro paranaense a entrar para a Academia Brasileira de Ciências.

CMEI novo

O Jardim Aliança também vai ganhar um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), com entrega prevista para os próximos meses.

A 650 metros da nova escola está em construção o CMEI Jairo Marcelino, na na Rua Wallace Landal. Com 1.239,13 m² de área construída, a unidade terá capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos.

Com investimento de R$ 5,1 milhões, a unidade contará com oito salas para atendimento, três solários, varanda, parquinho, refeitório, pátio coberto, cozinha, lactário, sala para amamentação, oito banheiros, lavanderia, fraldário e estacionamento.

Autor: SME | Fonte: SME