Em obras, mais 11 Faróis do Saber serão oficinas de criatividade

    Publicado por:  Maria Duarte

Onze Faróis do Saber estão em obras nas regionais Cajuru, Boa Vista, Santa Felicidade e CIC para receber espaços maker e passar a integrar o rol de Faróis do Saber e Inovação da cidade, que já conta com 21 unidades no novo modelo.

Passam por melhorias os faróis João Guimarães Rosa (Bairro Alto), Heitor Stockler de França (Bairro Alto), Gilberto Freyre (Santa Cândida), Antônio Callado (Bacacheri), Samuel Chameki (Cajuru), Telêmaco Borba (Atuba), Emiliano Perneta (Cajuru), César Perneta (Uberaba), Sérgio Mercer (CIC), Padre Antônio Vieira (CIC) e Gonçalves Dias (São Braz).

“Com os Faróis do Saber e Inovação, Curitiba segue na vanguarda da educação mão na massa”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A coordenadora de Obras da Secretaria da Educação, Flávia Gomes, explica que cada unidade recebe, em média, investimentos em torno de R$ 100 mil em revitalização.

“Os serviços incluem reparos na estrutura metálica, em toldos e pisos, pintura, melhorias nas instalações elétricas”, diz Flávia. Após as obras, é instalada uma impressora 3D no mezanino.

Criados na década de 1990, durante a primeira gestão de Rafael Greca, como estruturas com livros e acesso gratuito à internet, o novo projeto representa uma evolução dos icônicos Faróis do Saber. 

O objetivo agora é oferecer, de maneira gratuita a toda comunidade, espaços de inovação baseados no conceito da educação maker. Os novos espaços ficam no mezanino dos faróis e oferecem impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal, que passam por formação continuada.

Projetos 

A cada inauguração, os estudantes desenvolvem um projeto para apresentar à comunidade. As invenções incluem proteção para sementes de araucária, skate especial para um estudante com dificuldade de locomoção, processos de reciclagem de lixo, máquinas para levantar cargas pesadas, entre outros.

“O movimento maker, ou mão na massa, é uma maneira de praticar e fortalecer competências em informação, mídia, tecnologia, enfim, os estudantes resolvem problemas utilizando ideias e materiais disponíveis no momento”, explica a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich.   

Faróis da Inovação já entregues:

Herbert José de Souza (Cajuru)
Manuel Bandeira (Boa Vista)
Rocha Pombo (Portão)
José de Alencar (Pinheirinho)
Fernando Amaro (CIC)
Mario Quintana (Boqueirão)
Dante Alighieri (Santa Felicidade)
Rubem Braga (Bairro Novo)
Dona Pompília (Tatuquara)
Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)
Tasso da Silveira (Pinheirinho)
Pablo Neruda (Cajuru)
Castro Alves (Portão)
Vinícius de Moraes (CIC)
Luís de Camões (Boqueirão)
Cecília Meirelles (Bairro Novo)
Roberto Barrozo (Pinheirinho)
Joaquim Nabuco (CIC)
Accioly Filho (Bairro Novo)
Albert Einstein (Boqueirão)
Clarice Lispector (Pinheirinho)

Autor: SME | Fonte: SME