Eleição para novos diretores será dia 9/12

    Publicado por:  Maria Duarte

No próximo dia 9/12 serão realizadas as eleições para direção das escolas municipais. A comunidade escolar – profissionais e pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados - pode votar desde o horário da abertura das unidades até as 19h.

O mandato do diretor e do vice-diretor é de três anos, com início no dia 1º de janeiro de 2023.

Profissionais da educação interessados em fazer parte da equipe diretiva das escolas da rede municipal de ensino participaram da formação promovida pela Secretaria Municipal da Educação, em outubro e novembro.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da ação formativa. “O candidato precisa conhecer as atribuições da equipe gestora, a função de liderança na gestão escolar, coordenando e articulando diferentes processos pedagógicos e administrativos”, disse a secretária.

Lei municipal

As eleições para diretor e vice seguem as normas previstas na Lei Municipal 14.528/2014, que regulamenta esse tipo de pleito. Conforme alteração feita na lei no início deste ano, os servidores do magistério podem se candidatar no pleito subsequente à reeleição, desde que para outro cargo. Ou seja, o vice-diretor poderia se candidatar à função de diretor e vice-versa. 

Acesse a lei.

Autor: SME | Fonte: SME